• Educação

    Thursday, 02-May-2024 01:38:09 -03

    pós-graduação

    Encontros dão introdução à neurociência e ajudam nos contatos

    IARA BIDERMAN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/01/2017 02h00

    Cursos rápidos, palestras e eventos voltados a neuromarketing e neurobusiness são opções para iniciar ou aprofundar a formação na área de neurociências aplicadas.

    "Servem para ter uma ideia da área e saber o que esperar da pós. Mas também levam conhecimentos aplicáveis de forma mais imediata", diz Luis Rasquilha, CEO da Inova Business School.

    A escola de negócios oferece pós em neuromarketing e promove palestras e workshops sobre o tema. O próximo evento, "neuromarketing em consumer experience", com palestrantes da ICN Agency, de Portugal, será realizado em março.

    A ESPM oferece, além dos cursos de ciências do consumo, pequenas imersões em neuromarketing.

    Erica Ariano, professora do curso de um dia "Neuromarketing: desvendando os mistérios do cérebro do consumidor", afirma que esse tipo de aula serve para desfazer mitos: "Muita gente ainda acha que neuromarketing é algo como lavagem cerebral".

    Os cursos também ajudam a aumentar a rede de contatos profissionais, segundo Guilherme Ferris, um dos fundadores do IBN (Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia).

    A instituição tem parcerias com a Universidade São Judas (SP) e a UFRJ. Durante o ano, faz workshops de dois dias. Os próximos serão em SP (11 e 12/3), Recife (17 e 18/3) e Brasília (23 e 24/3).

    O IBN também organiza um simpósio anual. Neste ano, ocorre em outubro, na UFRJ. "O simpósio é acadêmico, com discussão de artigos científicos. Já os workshops são mais voltados para o mercado", diz Ferris.

    De aplicação imediata, o curso "neurobusiness e design think aplicado à gestão empresarial e à qualidade de vida", do Isae (Instituto Superior de Administração e Economia), tenta "mudar o modelo mental do aluno", diz Robson Gonçalves, coordenador do curso.

    Para ele, ao conhecer princípios da neurociência, o profissional entende seus processos mentais e se torna mais eficiente.

    Fóruns de neurociências aplicadas também são opção para incrementar o currículo e conhecer novidades. Um dos maiores desse tipo no país é o NEF Summit - Neurobusiness Experience Forum.

    A quarta edição do encontro, que já recebeu o neurocientista Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, e Roberto Lent, da Academia Brasileira de Ciências, acontece em setembro, em São Paulo.

    "Há uma experiência prática de branding com marca convidada e apresentações de inovações tecnológicas", afirma Regina Monge, presidente da rede neurobusiness.org, realizadora do evento.

    *

    Adriano Vizoni/Folhapress
    SAO PAULO - SP - BRASIL, 14-01-2017, 16h20: ESPECIAL POS GRADUACAO. Drausio Fonseca, personagem para o caderno "Cabeca Aberta". (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, ESPECIAL POS GRADUACAO) ***EXCLUSIVO FSP***
    Dráusio Fonseca, 44, publicitário, fez pós em neuromarketing na Inova Business School, em Campinas

    Teoria é ponto de partida para a inovação

    O publicitário Dráusio Fonseca, 44, encontrou na pós em neuromarketing, da Inova Business School, uma forma de embasar suas decisões para uma campanha.

    "Disciplinas como neurociência e consumo me ajudaram a entender de forma empírica quais são os estímulos que motivam as decisões de compra", diz.

    Para Fonseca, agora ficou mais fácil explicar para o cliente porque uma fórmula funciona e outra não.

    "Com esses conhecimentos podemos deixar de 'fazer porque o cliente gosta' e investir em novidades."

    *

    FORMAÇÃO RÁPIDA

    Neuromarketing em consumer experience

    MODALIDADE palestra
    ONDE Inova Business School
    QUANDO 7/3
    QUANTO gratuito

    Neurobusiness e Design Think

    MODALIDADE extensão
    ONDE Isae
    QUANDO 5/7 e 6/7, em Curitiba (PR)
    QUANTO a partir de R$ 860

    Desvendando os mistérios do cérebro do consumidor

    MODALIDADE extensão universitária
    ONDE ESPM
    QUANDO 18/2
    QUANTO R$ 849

    Neuromarketing: inovação, métrica e prática

    MODALIDADE workshop
    ONDE IBN (ibnbrasil.com)
    QUANDO SP: 11 e 12/3; Recife: 17 e 18/3; Brasília: 23 e 24/3
    QUANTO R$ 760 (SP) e R$ 520

    NEF Summit

    MODALIDADE fórum
    ONDE Neurobusiness.org
    QUANDO 21 e 22/9
    QUANTO a partir de R$ 980

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024