• Educação

    Monday, 29-Apr-2024 15:27:22 -03

    Unesp divulga lista de aprovados na 1ª chamada do vestibular 2017

    DE SÃO PAULO

    13/02/2017 10h13 - Atualizado às 10h21

    Igor do Vale-13.nov.2016/Folhapres
    Estudantes se preparam para fazer exame da 1ª fase no campus da Unesp em Franca, no interior de SP
    Estudantes se preparam para fazer exame da 1ª fase no campus da Unesp em Franca, no interior de SP

    A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta segunda-feira (13) a lista de convocados na primeira chamada do vestibular 2017, somente com os nomes de candidatos que tenham declarado interesse pela vaga.

    A lista de aprovados pode ser consultada no site da Vunesp (fundação que organiza o vestibular) ou clique aqui e veja a relação pdf.

    No dia 3 de fevereiro, a fundação já havia disponibilizado a classificação geral dos estudantes na área do candidato do site da Vunesp –confira (em pdf).

    As matrículas serão feitas primeiramente on-line nesta segunda (13) e terça (14). A segunda e a terceira chamada serão divulgadas nos dias 16 e 21, respectivamente.

    Este ano, a instituição ofereceu 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades, sendo 45% (3.341 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, voltado para quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas, ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas.

    No ano passado, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 46,6%. Das vagas destinadas às escolas públicas, 35% delas, em cada curso, serão destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

    PRIMEIRA FASE

    A primeira fase da Unesp foi realizada no dia 13 de novembro e registrou 7,7% de abstenção, de acordo com a Vunesp. Na edição do ano passado, o índice de ausentes foi de 8,3%. As cidades com os maiores índices foram São Paulo (1.695), Bauru (520) e São José do Rio Preto (508)–confira aqui a relação completa.

    Nesta etapa, os estudantes realizaram a prova de conhecimentos gerais, composta por 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza e matemática.

    O exame da Unesp seguiu o padrão das provas dos outros anos, exigindo dos alunos boa interpretação de texto. Essa é a opinião de alguns professores de cursinhos ouvidos pela Folha.

    De acordo com Marcelo Dias Carvalho, coordenador-geral do curso Etapa, o vestibular da Unesp foi bem montado e bem distribuído, com enunciados claros e cobrança inteligente de conteúdo por meio de gráficos e de textos. Para ele, apesar de em alguns pontos a prova se assemelhar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não dá para dizer que ela é mais fácil. "São diferentes. Talvez o aluno fale que goste mais da prova Unesp por achá-la menos cansativa", diz.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024