• Educação

    Saturday, 27-Apr-2024 10:42:06 -03

    Falha no cadastro de senhas atrapalha inscrições no Sisu; saiba o que fazer

    ANA CARLA BERMÚDEZ
    DO UOL

    29/05/2017 13h41

    Alunos que tentam fazer inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estão enfrentando dificuldades na hora de acessar o sistema, que está aberto desde a madrugada desta segunda (29).

    O Sisu seleciona candidatos com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os sistemas, portanto, são integrados: para acessar o Sisu, é preciso ter o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2016.

    A estudante Thalita Furtado, 18, conta que só conseguiu acessar o Sisu depois de trocar sua senha, mesmo a anterior estando correta.

    "Eu colocava o número da inscrição de 2016 e a senha antiga. Quando tentava entrar, dizia que o login ou senha estavam inválidos", diz.

    "Quando solicitei uma senha nova pela página do participante, enviaram uma temporária para o meu e-mail e aí consegui entrar", explica.

    A estudante Lara Brena, 20, diz ter passado pela mesma situação. "Apenas sei que, após alterar a senha desse ano, consegui me inscrever no Sisu", conta.

    Outros candidatos ouvidos pelo UOL relataram ter passado pelos mesmos problemas. Eles ressaltaram que os dados de número de inscrição e a senha inseridos por ele estavam certos.

    Procurado pela reportagem, o MEC (Ministério da Educação) afirmou estar ciente dos problemas. Segundo a pasta, a orientação é para que candidatos que tenham dificuldades em acessar o sistema do Sisu troquem suas senhas no site do Sisu.

    "O Ministério da Educação e o Inep identificaram um problema no cadastro das senhas de alguns usuários do Sisu e já estão orientando esses estudantes que tiveram dificuldade a alterarem a senha no site do Inep para solucionar o problema", declarou o MEC.

    No início do ano, candidatos que fizeram a segunda aplicação do Enem 2016 também relataram problemas para acessar o sistema do Sisu.

    Phillippe Watanabe/Folhapress
    Estudante mostra a prova do Enem 2016
    Estudante lê a prova do Enem 2016; nota do exame no Sisu e vale vaga em universidades

    COMO FUNCIONA O SISU

    Para esta edição do Sisu de meio de ano, são oferecidas ao todo 51.913 vagas para 1.463 cursos em 63 universidades e institutos federais. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 1º de junho.

    A cada ano são abertas duas edições –uma para o primeiro e outra para o segundo semestre.

    Após a abertura das inscrições, as notas de corte de cada curso (tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas) são divulgadas uma vez a cada dia. Além disso, o candidato pode consultar sua classificação parcial nas opções de curso feitas por ele.

    Durante todo o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas escolhas de curso e também de instituição de ensino.

    Ao final das inscrições, caso o candidato tenha nota suficiente para ser convocado em suas duas escolhas, ele será chamado no curso que marcou como primeira opção.

    O cálculo diário das notas de corte leva em conta o total de candidatos inscritos em cada curso e o número de vagas disponíveis. A nota de corte válida, no entanto, é aquela registrada no último dia de inscrições.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024