• Educação

    Thursday, 02-May-2024 02:51:20 -03

    Enem 2017 tem 6,1 mi de inscrições confirmadas, menor nº desde 2013

    ANGELA BOLDRINI
    DE BRASÍLIA

    30/05/2017 17h38 - Atualizado às 20h37

    Fabio Braga - 24.out.2015/Folhapress
    Jovens conferem lista no 1º dia de prova do Enem em universidade de São Paulo
    Jovens conferem lista no 1º dia de prova do Enem em universidade de São Paulo

    O Enem já tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número é menor que o registrado nas últimas quatro edições do exame –em 2016, foram 8,6 milhões de confirmados.

    O total de inscritos neste ano chegou a 7.603.290, mas nem todos confirmaram a inscrição. Ainda há 1,4 milhão de candidatos que têm até o dia 25 de junho para apresentar recurso requisitando a isenção do pagamento de taxa de inscrição, que neste ano é de R$ 82.

    A isenção continua a ser concedida automaticamente àqueles que completaram o ensino médio em escola pública, que representam 24,2% dos inscritos desta edição.

    A partir deste ano, porém, candidatos de baixa renda que não se enquadram nesse grupo precisam apresentar o número de cadastro no CadÚnico, plataforma do Ministério de Desenvolvimento Social. Até então, a gratuidade na inscrição era solicitada apenas por meio de autodeclaração de baixa renda.

    A diretora de gestão e planejamento do órgão, Eunice Santos, aponta que a mudança pode ser a causa do aumento no número de pessoas que se inscreveram, mas não pagaram a taxa, impossibilitando a realização do exame. No ano passado, foram 648 mil pessoas nessa condição, enquanto neste ano chega a 1,4 milhão.

    Apesar disso, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE) afirmou, em entrevista coletiva, que "quem tiver direito [à isenção], terá esse direito preservado e assegurado".

    Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, os candidatos que tiverem recurso indeferido não poderão pagar a taxa de inscrição, e estarão excluídos do exame. Já aqueles que pleiteiam a isenção, mas já pagaram o boleto, não terão seu dinheiro devolvido mesmo caso seja constatado que se encaixam nos critérios sociais.

    ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

    Outro procedimento que mudou no Enem 2017 é o de solicitação de atendimento especializado. Neste ano, os candidatos com algum tipo de necessidade especial para a realização da prova tiveram de anexar laudos médicos já no ato da inscrição –antes, ele era levado à porta do exame.

    Foram 52.270 solicitações, sendo 13 mil por deficiência física, 8.349 por déficit de atenção e 4.957 por deficiência auditiva. Além disso, foram indeferidos 5.605 pedidos.

    A prova em vídeo-libras, que será aplicada pela primeira vez, foi solicitada por 1.897 participantes, que receberão ainda o caderno de questões, em uma prova adaptada para deficientes auditivos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024