• Educação

    Thursday, 28-Mar-2024 13:11:30 -03

    Fuvest

    USP aprova abertura de medicina no campus de Bauru a partir de 2018

    DE SÃO PAULO

    04/07/2017 19h32 - Atualizado às 16h36
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Eduardo Anizelli - 24.nov.2016/Folhapress
    Praça do relógio no campus da USP
    Praça do relógio no campus da USP

    O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) aprovou nesta terça-feira (4) da abertura do curso de medicina no campus de Bauru (a 329 km de São Paulo) já para o vestibular de 2018.

    Segundo a reitoria da universidade, o curso será vinculado à FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru) e contará, inicialmente, com 60 vagas, sendo 42 definidas pela Fuvest e 18 pelo Sisu.

    Esse será o terceiro curso de medicina oferecido pela USP. Os outros dois já funcionam na região do Pacaembu, na zona oeste da capital paulista, e em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

    Também foi aprovado nesta terça a criação do curso de biotecnologia na USP Leste. A reitoria, no entanto, ainda não deu detalhes de como ele será implantado.

    A reunião do Conselho teve início às 14h e ainda estava em andamento por volta das 19h30. Além da abertura dos novos cursos, ela também deve decidir se aprova um sistema de cotas para alunos de escola pública.

    A proposta de cotas da reitoria passou em várias outras instâncias, com parecer positivo. A definição de cotas para pretos, pardos e indígenas, no entanto, deve ficar fora das novas regras.

    Quase 300 professores da USP chegaram a assinar um manifesto exigindo que a entidade aprovasse cotas raciais. Os professores consideram que a proposta é insuficiente. "As cotas somente para escolas públicas não bastam para garantir que a Universidade alcance a meta da composição étnico-racial da população", dizia o abaixo-assinado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024