• Educação

    Monday, 06-May-2024 01:23:09 -03

    Primeira fase do vestibular da Unesp tem 6,4% de abstenção; veja correção

    DE SÃO PAULO

    15/11/2017 19h19 - Atualizado às 20h16

    Reprodução
    Fachada do campus da Unesp em Franca, no interior de SP
    Fachada do campus da Unesp em Franca, no interior de SP

    A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) teve índice de ausentes de 6,4% nesta quarta-feira. Ao todo, 107.843 se inscreverem para concorrer por 7.365 vagas.

    Veja correção extraoficial do Oficina do Estudante
    Veja correção extraoficial do Objetivo
    Veja correção extraoficial do Anglo
    Veja correção extraoficial do Etapa

    Segundo os organizadores da prova, a taxa de abstenção é inferior à verificada na edição passada, quando 7,7% dos estudantes faltaram à prova.

    A primeira fase contou com 90 questões de múltipla escolha, passando por diferentes áreas: 30 questões de linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), 30 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e 30 de ciências da natureza e matemática (biologia, física, matemática e química).

    O resultado a primeira fase será divulgado em 1º de dezembro, quando os candidatos saberão se conseguiram se classificar para a segunda fase.

    A segunda etapa acontecerá em duas datas: 17 de dezembro, com questões sobre ciências humanas, ciências da natureza e matemática; e 18 de dezembro, com linguagens e redação.

    PROVA 'PADRÃO'

    Segundo professores consultados pela Folha, a primeira prova da Unesp esteve dentro do padrão dos últimos anos da instituição: clara, sem ambiguidades.

    "Dentro desse modelo da Unesp, ela criou um perfil de prova criativa. Uma prova em que as alternativas são claras: não tem o que errar, sim ou não. Sem ambiguidades. Isso dá conforto ao aluno. Ela pede domínio de conceitos em todas as disciplinas, sem impor grandes dificuldades", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do colégio Objetivo.

    Célio Tasinafo, coordenador do Oficina do Estudante, de Campinas (SP), diz que o enunciado claro e a precisão na exigência de conhecimentos específicos nesta edição só reforçaram o padrão já consagrado de prova da Unesp. "É uma prova que cobrou o conteúdo pelo conteúdo, sem muita contextualização. O aluno que fez o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] sentiu muita diferença resolvendo a primeira fase da Unesp."

    A Unesp abriu o calendário de vestibulares das universidades paulistas. Nos próximos dois domingos (19 e 26), será a vez de Unicamp e Fuvest, respectivamente. Uma sequência que configura para estudantes, além de testes de conhecimentos, uma verdadeira prova de resistência.

    Veja caderno de provas
    Veja gabarito

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024