• Educação

    Friday, 19-Apr-2024 23:23:44 -03

    Descendente de japonês está 1 ano na frente em matemática na rede pública

    ANA ESTELA DE SOUSA PINTO
    DE SÃO PAULO

    24/12/2017 02h00

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Samira, 8 fillha de Elisabete (Lisa) Shizuka da Silva Umeda, 28 - Materia mostra que descendentes de japoneses estao na frente dos brasileiros em matematica e portugues.Foto: Zanone Fraissat - Folhapress / COTIDIANO)***EXCLUSIVO***//SAO PAULO/SP-BRASIL, 21/12/2017 - Thais, 11, neta de Ivete Hiroko Nakagawa, 60 - Materia mostra que descendentes de japoneses estao na frente dos brasileiros em matematica e portugues.Foto: Zanone Fraissat - Folhapress / COTIDIANO)***EXCLUSIVO***//SAO PAULO/SP-BRASIL, 21/12/2017 - Marcelo Miyazaki Almeida, 19 - Materia mostra que descendentes de japoneses estao na frente dos brasileiros em matematica e portugues.Foto: Zanone Fraissat - Folhapress / COTIDIANO)***EXCLUSIVO***//SAO PAULO/SP-BRASIL, 21/12/2017 - Paulo Miyazaki Almeida Nicoletti, 17 - Materia mostra que descendentes de japoneses estao na frente dos brasileiros em matematica e portugues.Foto: Zanone Fraissat - Folhapress / COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
    Os nikkeis (descendentes de japonês) Samira, 8, Thais, 11, Marcelo, 19, e Paulo, 17

    Crianças descendentes de avós ou bisavós japoneses estão um ano à frente dos de ancestralidade ibérica no aprendizado de matemática nas escolas públicas do país.

    O fenômeno aparece em pesquisa que usou dados de todas as escolas da rede para investigar como valores culturais são transmitidos nas famílias e qual o impacto da cultura no aprendizado.

    Seus autores, os economistas Daniel Lopes, Geraldo Silva Filho e Leonardo Monasterio, adotaram metodologia inédita no país para identificar sobrenomes de origem ibérica, japonesa, germânica, leste-europeia, italiana e sírio-libanesa (leia abaixo).

    Em matemática, descendentes de ibéricos foram superados pelos de famílias japonesas, germânicas, leste-europeias e italianas, e pelos de famílias mistas em que ao menos um pai não é ibérico.

    Quando pai e mãe descendem de japoneses, a vantagem em matemática equivale a um ano de aprendizado.

    Editoria de arte/Folhapress
    DESCENDENTES DE IMIGRANTES NA ESCOLADesempenho, em % acima da média do resultado dos de ancestralidade ibérica*

    O trabalho estuda os resultados da terceira geração ou acima dela. "São crianças nascidas e criadas no Brasil, sob as mesmas instituições, mas com herança cultural diferente", diz Leonardo Monasterio, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

    A conclusão é que existe um "prêmio de ancestralidade" na performance educacional, diz Geraldo Silva Filho, especialista em políticas públicas e gestão governamental, atualmente no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

    Não só a cultura afeta o aprendizado, mas a diferença se amplia do terceiro para o quinto ano, acrescenta Daniel Lopes, do Ipea. Explicar como isso acontece, porém, requer novas investigações, dizem os pesquisadores.

    Cultura e aprendizado
    A estudante Thais, descendente de japoneses

    Descendentes de japoneses (nikkeis, no idioma asiático) entrevistados pela Folha citaram como possíveis causas o medo de decepcionar os pais, a obrigação de ir bem, a possibilidade de melhorar de vida e o interesse natural pelos estudos.

    Já a professora de matemática e também nikkei Cristina Canto, 43, cansada de ouvir que "japonês já nasce com facilidade para matemática", resolveu pesquisar o fenômeno em sua dissertação de mestrado, na USP. "Aprender matemática é como tocar um instrumento ou jogar bola: tem que treinar, demanda esse esforço que o japonês -e o oriental em geral- aceita mais naturalmente", afirma.

    Filha de pequenos comerciantes, Cristina diz que nunca foi cobrada pelos pais, mas sempre teve convicção de que precisava ir bem nos estudos para melhorar de vida. Já seu primeiro filho, hoje com 23 anos, repetia frequentemente que não queria decepcioná-la. A mesma preocupação de Ivete Hiroko Nakagawa, 60.

    "A gente pensava no sobrenome que carrega, na honra da família. Minha mãe só foi até o terceiro ano primário, meu pai até o quarto. Para eles era muito importante nossa educação, porque eles eram humilhados. E a gente estudou para mostrar que eles eram importantes." Ivete cria a neta, Thais, 11, com a mesma expectativa: "Nota 8 eu não acho muito boa".

    Um dos novos projetos dos economistas do Ipea e do Inep é correlacionar os sobrenomes com resultados de questionários de competências socioemocionais. Entre as hipóteses estão a de que algumas culturas são menos imediatistas —aceitam esforço e sacrifício no presente para obter resultados no futuro.

    Um maior grau de consciência (que envolve disciplina, responsabilidade e autonomia ) também tem sido relacionado a melhor desempenho em matemática em pesquisas internacionais.

    Para Silva Filho, um dos motivos pelos quais é importante investigar as causas do "prêmio ancestralidade" é atenuar as desigualdades: "Achar formas para que os de culturas que não se refletem em desempenho escolar consigam compensar a defasagem na escola, para que todos os grupos tenham oportunidades semelhantes".

    COMO FOI FEITO O ESTUDO
    (a íntegra)

    >> Origem de mais de 71 mil sobrenomes foi levantada com base em registros do Museu de Imigração paulista e nos censos históricos americanos, entre outras fontes; outros 220 mil tiveram sua origem identificada por programas de computador escritos especialmente para isso

    >> A referência permitiu identificar a ancestralidade de 74.608 sobrenomes dos alunos e de seus pais, obtidos no Censo Escolar de 2013 e de 2015

    >> Como sobrenomes ibéricos foram adotados por ex-escravos, de cultura africana, o grupo ibérico no estudo inclui brancos, pardos e amarelos

    >> A pesquisa comparou o desempenho dos estudantes em exames que são avaliados sem identificação do aluno; em matemática, mais de 2 milhões de provas foram computadas

    >> Os dados do MEC permitiram acompanhar um mesmo aluno ao longo do tempo

    >> Para evitar interferências de outros fenômenos nas notas, os pesquisadores compararam alunos de mesmo nível socioeconômico e defasagem idade-série semelhante, e isolaram o possível impacto de mudança de escola

    >> Foram avaliadas notas dentro de uma mesma turma, o que iguala características como o professor, a estrutura física, a presença de bagunceiros ou a possibilidade de a escola separar os alunos por classe de acordo com o desempenho

    >> Na análise do desempenho dos alunos no quinto ano, os economistas controlaram pelo resultado obtido no terceiro ano, ou seja, compararam alunos cujo resultado havia sido semelhante

    LIMITES E NOVAS INVESTIGAÇÕES

    Entre os limites do trabalho, Lopes aponta que o índice socioeconômico pode esconder algumas distorções -uma moradia de um cômodo pode ser um loft ou um quarto, por exemplo.

    "Os exames estudados também são 'low-stakes', os alunos não serão penalizados pelo resultado. Em exames 'high-stakes', em que as consequências são maiores, o resultado pode se alterar."

    Lopes ressalta também que, embora o estudo tenha feito muitos controles, sempre pode haver outros fatores que afetam o aprendizado.

    "Por exemplo, não sabemos que os descendentes de japoneses têm maior peso ao nascer, o que pode mostrar melhor nutrição, que leva a mais capacidade cognitiva."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024