• classificados

    Tuesday, 27-Jun-2017 05:55:41 BRT

    Segredo para passar é revisar o conteúdo, diz 'guru dos concursos'

    JULIO LAMAS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/05/2016 02h00

    O paraibano Kalebe Dionísio, 26, se tornou um guru dos concursos públicos após passar em nove provas nos últimos cinco anos.

    Cerca de 30 mil pessoas já assistiram aos seus vídeos motivacionais na internet ou compraram seu guia com dicas de como estudar.

    Atualmente oficial de justiça do Tribunal Regional do Trabalho em Sertânia, em Pernambuco, ele conta que seu método é simples e pode ser aplicado a todas as carreiras públicas.

    "Ensino as técnicas que eu mesmo usei quando comecei a estudar aos 17 anos. O tripé da aprovação é basicamente os três erres: resumos, resolução de questões e revisão", explica Dionísio.

    Segundo o servidor, muitos concurseiros fazem rotinas puxadas de estudo, mas esquecem de voltar aos temas para garantir que o conteúdo foi absorvido.

    "As revisões devem ser periódicas. Não basta ler um livro de 200 páginas e achar que vai chegar na prova preparado", afirma.

    Arquivo Pessoal
    Sem legenda
    Kalebe Dionísio (terceiro à direita), 26, hoje é funcionário do TRT de Pernambuco

    Ele conta que estrutura seus programas de estudo com base em editais antigos ou de Estados vizinhos para ter uma ideia do conteúdo que será exigido e sair na frente da concorrência.

    "É preciso começar a estudar antecipadamente. Não perca tempo esperando a publicação dos editais para saber o que pode ou não ser exigido na prova."

    Outra recomendação de Dionísio é aprender a lidar com a ansiedade e o medo de não passar na prova para não deixar que atrapalhe sua rotina de estudo.

    "O comprometimento com a preparação deve ser em tempo integral. A pessoa deve estudar independentemente de estar triste, desanimada ou cansada", afirma o especialista.

    "Muita gente espera condições favoráveis para estudar, mas qualquer hora é boa para se enterrar nos livros e nos exercícios. Pensar que existe um momento ideal para começar a preparação é colocar obstáculos para atingir seus objetivos", afirma.

    *
    'ORDEM E PROGRESSO'
    Ideias para fazer o estudo render mais

    ORGANIZAÇÃO
    Elabore um programa de estudos básico pelo menos seis meses antes do edital. Assim, você pode dedicar a reta final para estudar apenas as matérias específicas

    PERSEVERANÇA
    A tentação de pular assuntos chatos é grande, mas é importante dedicar tempo extra para os temas que não domina. Para não ceder às distrações, resolva questões logo após ler a teoria

    PESQUISA
    Alguns concursos, como os da Cespe-UnB, abusam das "pegadinhas" nas provas. Por isso, é importante saber quem organiza o exame e fazer exercícios de testes anteriores do mesmo instituto

    VARIEDADE
    Faça um cronograma de estudo intercalando todas as disciplinas ao longo da semana. Isso garante melhor memorização do que estudar um só tema por vários dias

    DETALHAMENTO
    Para provas que são muito concorridas, ler as apostilas do curso preparatório pode não ser suficiente. Invista em livros mais aprofundados sobre o tema em questão

    INTERVALO
    A cada duas horas, pare por alguns minutos e tente se distrair. Fazer intervalos durante o estudo ou mesmo alternar matérias ajuda a manter o foco e não se cansar

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017