• Equilíbrio e Saúde

    Thursday, 28-Mar-2024 12:10:02 -03

    "Indústria farmacêutica tem controle total sobre pesquisas", diz professor de bioética

    DE SÃO PAULO

    24/10/2010 09h00

    Uso de "cobaias humanas" em estudos científicos obscuros, médicos sendo "porta-vozes" da indústria farmacêutica em troca de altas somas, doutores influentes que assinam artigos de escritores-fantasmas. A lista de falcatruas parece não ter fim.

    A repórter Claudia Collucci entrevistou o médico Carl Elliot, 49, professor de bioética e filosofia na Universidade de Minnesota e um dos principais nomes da bioética nos EUA, na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

    Nas 224 páginas de "White Coat, Black Hat -Adventures on the Dark Side of Medicine" (jaleco branco, chapéu preto: aventuras no lado negro da medicina), Elliot não promete imparcialidade na sua obra. "Meu interesse é no que tem de errado. Construímos um sistema médico em que o ato de enganar não é apenas tolerado, mas recompensado", afirmou à Folha o autor de outros seis livros na área.

    Nos últimos cinco anos, uma série de obras vem revelando que a indústria farmacêutica escapou a todo controle. Tem influência quase ilimitada sobre a educação, a pesquisa e os médicos. Pergunto a Elliot se os laboratórios não têm nada de bom, se são tão sombrios assim como ele pinta no livro. Ele não titubeia: "Sombrios? Deixei de fora os trechos mais desmoralizantes."

    Assine a Folha

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024