• Equilíbrio e Saúde

    Friday, 19-Apr-2024 15:52:01 -03

    Efeito placebo é ótimo e deveria ser mais explorado, diz acupunturista

    GABRIEL ALVES
    DE SÃO PAULO

    20/04/2016 02h02

    Efeito placebo é bom e todo mundo gosta –ou deveria gostar. Esse é o lema do médico Dirceu Sales, acupunturista e homeopata.

    Ele é presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e professor da Residência em Acupuntura do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco.

    Para Sales, o efeito placebo –resultado positivo gerado pela expectativa ao tomar um medicamento ou a se submeter a um tratamento– é parte do resultado da acupuntura, junto com os efeitos reais da técnica que já foram comprovados em estudos científicos. E tem sido mal aproveitado pelos médicos.

    "Quem estuda o efeito placebo indica que, em vez de o paciente tomar uma droga uma vez ao dia, use três vezes. Na homeopatia, pode até usar de hora em hora", diz.

    Ele, que também tem formação na área de dor e de psiquiatria, é categórico ao afirmar que a acupuntura é muito boa para a dor, mas não vai ajudar alguém a largar o vício em álcool ou a emagrecer. "Se fosse fácil assim, toda a classe médica era magra".

    Sobre a homeopatia, Sales diz ficar chateado ao ver que, em comparação com a acupuntura, houve quase nenhum incremento no corpo de conhecimento científico que dá suporte à área de atuação.

    As razões disso seriam históricas e da própria natureza da homeopatia, que, segundo ele, encontra quase nenhuma base na física, química e biologia.

    Leia abaixo trechos da entrevista que o médico Dirceu Sales deu à Folha.

    *

    Ainda existem dúvidas na comunidade científica de que a acupuntura funcione?
    Claro que há muitos trabalhos que dizem que não funciona. Se colocarem a agulha sem penetrar ou não derem o estímulo adequado, não funciona ou funciona pouco. A acupuntura tem muitos vieses. Tem vários estudos que comparam placebo com acupuntura, e o placebo ganha. Outros comparam placebo e fluoxetina (Prozac), e o placebo ganha. E assim por diante, até com drogas antigas.
    Sabe por que o placebo ganha? Porque ele é ótimo. O placebo é espetacular. Não é "sugestão". Quando você toma seu comprimidinho acreditando nele, um dos mecanismos estimulados é o mecanismo inibitório da dor. O seu organismo entende aquilo como uma informação benéfica, interpreta aquele sinal e codifica uma resposta em cima do que você quer.
    Se a acupuntura for igual ao placebo, ótimo.

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    O médico acupunturista e homeopata Dirceu Sales, que diz que o efeito placebo é menosprezado
    O médico acupunturista e homeopata Dirceu Sales, que diz que o efeito placebo é menosprezado

    Grandes estudos, como revisões sistemáticas, viram efeitos limitados da acupuntura.
    Depende de quem faz. O corpo de informações científicas da acupuntura cresce a cada dia. Houve estudos americanos que tentaram ver se a acupuntura funciona. Eles se reuniram e estudaram o ponto pericárdio 6 [no antebraço, próximo ao punho] para náusea e para vômitos. Os resultados foram favoráveis, mesmo os pesquisadores sendo ortodoxos. O ponto passou a ser indicado para tratamento pós-quimioterápico.
    Sou homeopata, mas se você me perguntar se homeopatia tem evidência científica, não tem. Se você me perguntar se funciona, eu vou dizer que sim, que eu faço.

    Mas se funciona, por que não há evidências?
    A história da homeopatia diz que ela age em cima de uma modulação funcional da própria água, que ativaria uma energia vital, o que seria feito por agitação. Samuel Hahnemann [alemão que criou a homeopatia no séc. 19] começou a investigar as substâncias brutas que causavam determinados sintomas. Se tratadas homeopaticamente, ou seja, diluindo, agitando, elas curariam.
    Essa ação, de alguma forma, traria alguma informação molecular para a água. Se um laboratório analisar um remédio homeopático vai encontrar água, álcool ou açúcar.
    O campo de estudo da homeopatia seria um outro que, a nossa ciência, como está estruturada, não consegue estudar. A acupuntura levou uma vantagem: quem estudava dor se interessou e isso deu um incremento enorme para a área. A homeopatia para dor não serve para nada. A homeopatia não encontrou um gancho na pesquisa e ainda está engatinhando.

    Em comum, a homeopatia e a acupuntura se baseiam em uma corpo filosófico próprio. Queria saber como o sr. pensa quando faz acupuntura: da maneira tradicional chinesa ou da maneira ocidental?
    Penso da forma tradicional. Estamos em 2016, imagine 5.000 anos atrás. A teoria do yin-yang foi avançadíssima para a época. Naquele tempo, as curas eram sobrenaturais, com xamãs, deuses e espíritos. O símbolo do taoismo diz que nada é totalmente yin nem yang, e o universo está em permanente mutação. A desvirtuação aconteceu quando a acupuntura chegou na França e depois no Brasil.
    Era tão ridículo que tinha gente que, para fazer acupuntura, tinha que tirar o sapato, a meia, para não mexer com a energia do consultório. Quando mais místico o sujeito era, mais clientes ele tinha. O cara colocava a agulha e segurava para passar a energia dele para a pessoa... Tem que acreditar? Tem que acreditar nada. Acupuntura não é religião. Os resultados são tão palpáveis que não dá mais para questionar.

    Qual o critério para usar remédio, acupuntura ou homeopatia?
    Se tem uma dor que eu posso tratar com acupuntura, por que fazer um tratamento farmacológico com todos os seus potenciais efeitos negativos? Qual o melhor remédio para enxaqueca? Amitriptilina. Mas ela dá constipação, arritmia... Eu guardo para uma segunda instância.
    Tem que combinar com o paciente o tratamento. Aquela coisa do médico todo-poderoso é uma cretinice.
    Também dá para combinar os tratamentos. O problema é que alguns médicos não fazem direito nem um nem outro.

    O tratamento de acupuntura envolve escutar a história, olhar a língua. Esse cuidado já não traz uma melhora?
    A maneira de tratar da acupuntura tem um grande efeito terapêutico, que é enriquecido com uma base mais humana, respeitosa e abrangente. O ato de examinar, conversar mais, ficar meia hora com as agulhas, tudo é efeito placebo.
    Imagina um paciente chega com dor, irritado. Não conseguiu parar o carro, pega uma secretária mal educada, ouve notícias na TV... Tudo isso piora o atendimento.

    Você sente, na prática diária, falta de um corpo científico mais sólido dessas áreas?
    Na homeopatia, sim. Se você me perguntar, tenho que dizer que não há evidências. Na acupuntura, não. Já senti no passado. Não era só falta de evidência, era preconceito. A maioria dos que falam mal nunca leu nada.
    Sobre os pacientes, eles só querem uma técnica que funcione. Se não der certo, você é um médico ruim.

    Incomoda mais isso quanto à homeopatia?
    Incomoda. Eu terminei minha formação em 1983, e sempre sonhei com isso [evidências científicas], tanto que busquei pesquisas dos professores franceses. Sempre que saía uma evidência eu ia atrás. Fiquei chateado que não aconteceu o mesmo que aconteceu com a acupuntura.

    -

    RAIO-X DIRCEU SALES

    Idade
    61 anos

    Trajetória
    - Médico pela Universidade de Pernambuco (1981)
    - Especialista em clínica médica, acupuntura e homeopatia
    - Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e professor da Universidade Federal de Pernambuco

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024