• Equilíbrio e Saúde

    Friday, 28-Feb-2025 15:09:21 -03

    Idosos buscam alternativas para continuarem morando sozinhos

    JULIANA CUNHA
    DE SÃO PAULO

    10/05/2016 02h00

    Jorge Araujo/Folhapress
    SANTOS SP Brasil 09 05 2016 Republica de idoso da terceira idade Ieda Conceiçao(esq),67,Idalino dos Santos,86, e Rita dos Santos Ribeiro de Oculos na casa de repouso em Santos COTIDIANO. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
    Ieda Conceição, 67, Roseli Rodrigues,74, e Idalin dos Santos, 86, em uma república de idosos em Santos, SP

    É mais provável que você passe sua velhice morando sozinho, com amigos ou numa instituição do que na casa dos filhos, como era comum em outras gerações.

    Especialistas em envelhecimento dizem que os arranjos do passado –quando os idosos costumavam se mudar para casa dos filhos quando começavam a precisar de auxílio–, tendem a ficar menos comuns, cedendo espaço para instituições de longa permanência e para novos arranjos, como as repúblicas da terceira idade.

    Publicidade

    "Hoje, a maior parte dos idosos brasileiros vive em suas próprias casas. Os que precisam de ajuda ainda têm os filhos como primeira opção, mas essa é uma solução complicada já que tanto as casas quanto as famílias diminuíram", diz Marília Viana Berzins, assistente social do Observatório da Longevidade Humana e do Envelhecimento.

    Continuar lendo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025