• Equilíbrio e Saúde

    Thursday, 28-Mar-2024 17:01:13 -03
    BBC

    Por que cientistas falam em epidemia de miopia e qual a sua origem

    DA BBC BRASIL

    13/06/2017 17h37

    Getty Images
    O aumento de miopia nas últimas décadas tem sido enorme
    O aumento de miopia nas últimas décadas tem sido enorme

    Nos últimos 50 anos, o número de pessoas míopes duplicou. Estima-se que em 2020 um terço da população mundial terá o problema na visão, em 2050, a metade.

    "Estamos em meio a uma epidemia global de miopia", disse o médico Earl Smith, professor de desenvolvimento da visão e decano da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston, nos Estados Unidos.

    E essa epidemia tem mais incidência entre os jovens do leste da Ásia, em países como China e Coreia do Sul, onde o problema afeta quase 90% dos estudantes que concluem o Ensino Médio.

    Em outras regiões do mundo, embora os números não sejam tão alarmantes, a condição também avança.

    Getty Images
    A miopia é causada pela combinação de fatores genéticos e ambientais
    A miopia é causada pela combinação de fatores genéticos e ambientais

    As pessoas míopes podem ver claramente os objetos que estão próximos, mas não conseguem focar objetos distantes.

    Ela ocorre quando o globo ocular cresce demais e fica maior do que o normal. Essa condição visual costuma se manifestar quando as crianças estão em idade escolar e piora gradualmente até que o globo ocular complete seu crescimento.

    Se não for detectado e corrigido com lentes, a miopia pode progredir e, com o tempo, aumentar significativamente o risco de catarata, glaucoma, desprendimento da retina e maculopatia míope.

    Além disso, está entre as três primeiras causas de cegueira permanente no mundo.

    QUAL É A CAUSA?

    Os especialistas acreditam que a genética tenha um papel no desenvolvimento da miopia, mas não é o único fator.

    "Há algo em nosso comportamento e nosso ambiente que está contribuindo para o aumento de casos de pessoas míopes", garante Smith, que recebeu financiamento de US$ 1,9 milhão (R$ 6,3 milhões) exatamente para investigar as causas e estratégias de tratamento.

    Getty Images
    Pesquisadores estudaram fatores como exposição à luz, que podem ter impacto sobre os olhos
    Pesquisadores estudaram fatores como exposição à luz, que podem ter impacto sobre os olhos

    Muitos estudos mostram que as pessoas que passam mais tempo ao ar livre são muito menos propensas a desenvolver miopia que aquelas que permanecem a maior parte do dia entre quatro paredes.

    "A demanda educacional cada vez mais exigente e o fato de se passar mais tempo em espaços fechados são fatores que contribuem para que uma pessoa se torne míope", acrescenta Smith.

    "Na Ásia, entre 80% e 95% dos jovens que terminam o Ensino Médio nas zonas urbanas têm miopia, e já evidências fortes de que o índice também está aumentando nos Estados Unidos e na Europa", disse ainda o especialista, um dos líderes no tema.

    "Nas situações em que há uma expectativa educacional alta, é mais provável que as pessoas desenvolvam miopia. Considere nossos próprios estudantes de optometria como exemplo: aproximadamente metade se torna míope durante os quatro anos de estudos aqui", contou o professor da universidade de Houston.

    Smith e sua equipe estão agora se debruçando sobre os fatores ambientais, como a exposição a certos tipos de luz, que podem ter um impacto sobre o crescimento do globo ocular que leva à miopia.

    O QUE PODEMOS FAZER?

    A miopia não tem cura nem é reversível, mas o uso de óculos pode impedir ou desacelerar o avanço da condição.

    Também há cirurgia com laser que altera a forma do globo ocular para corrigi-lo, embora esse procedimento não seja recomendado em crianças ou jovens que ainda estão em processo de crescimento.

    Getty Images
    Especialistas concordam que risco de miopia é reduzido quando crianças passam períodos ao ar livre
    Especialistas concordam que risco de miopia é reduzido quando crianças passam períodos ao ar livre

    A maioria dos pesquisadores concorda que estimular crianças a brincar ao ar livre ajuda a reduzir o risco de desenvolver o problema.

    Também há estudos mostrando que, ao brincar ao ar livre, a miopia infantil pode avançar num ritmo mais lento.

    Os especialistas acreditam que isso tem a ver com o fato de que os níveis de luz no exterior são muito mais altos que no interior.

    Por outro lado, passar muito tempo focando a vista em objetos muito próximos, como lendo, escrevendo ou usando dispositivos portáteis como celulares, tablets ou laptops, pode aumentar o risco miopia, segundo o NHS, o serviço público de saúde britânico.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024