• Equilíbrio e Saúde

    Saturday, 20-Apr-2024 04:47:32 -03

    Saúde Responde

    Minha neta tem febre periódica. O que é isso e o que posso fazer?

    DE SÃO PAULO

    23/09/2017 02h00

    Lorenzo/Flickr
    Febres da síndrome podem durar entre 3 e 6 dias
    Febres da síndrome podem durar entre 3 e 6 dias

    Minha neta tem três anos e foi diagnostica com febre periódica. O que é essa doença? Ela tem algum tratamento?
    Margarete Gois
    São Paulo-SP

    A doença é conhecida pela sigla PFAPA.

    Entre os sintomas da síndrome estão febres repentinas –que duram em média de 3 a 6 dias–, aftas, dor de garganta e gânglios no pescoço. A doença se manifesta em ciclos e pode ter frequência quase mensal.

    Segundo Felipe Lora, pediatra do Sabará Hospital Infantil, ainda não se sabe a causa da doença, mas há hipóteses que apontam para uma influência genética.

    "Casos familiares, inclusive em irmãos gêmeos, são raros. Portanto, sequer existe um padrão hereditário evidente", diz Lora.

    A doença é mais comum em meninos entre 1 e 5 anos. Ela costuma melhorar espontaneamente, e, em geral, as febres param até os 10 anos de idade. Contudo, há registros da síndrome em adultos.

    O tratamento pode ser feito com antitérmicos comuns e, em alguns casos e na menor dose possível, corticoides podem ser usados sob orientação do pediatra.

    -

    Envie sua Dúvida

    A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

    Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024