• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 10:20:31 -03

    Santos perde para o Vitória, mas conquista título da Copa do Brasil e volta à Libertadores

    DE SÃO PAULO

    04/08/2010 23h46

    Sem mostrar o futebol envolvente do primeiro semestre, o Santos perdeu para o Vitória, de virada, por 2 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Barradão, em Salvador. Mesmo com a derrota, a equipe santista conquistou o título da Copa do Brasil. O time paulista foi beneficado pelo triunfo na primeira partida da decisão, quando ganhou do adversário por 2 a 0, na semana passada, na Vila Belmiro.

    Com o título, o Santos é o primeiro time brasileiro classificado para a próxima edição da Taça Libertadores da América, principal competição do continente sul-americano. A última vez que a equipe santista disputou a Libertadores foi em 2008, quando foi eliminada nas quartas de final pelo América-MEX.

    O Santos, que podia perder por um gol de diferença ou dois caso marcasse um, abriu o placar com Edu Dracena, aos 44min do primeiro tempo. Na etapa complementar, Wallace, aos 11min, e Júnior, aos 32min, marcaram para a equipe baiana.

    Mesmo com a vantagem construída no primeiro jogo, o técnico santista, Dorival Júnior, escalou a equipe no esquema 4-3-3. Com isso, o meia-atacante Marquinhos ficou no banco de reservas. Assim, o meio de campo foi formado por Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso. Já o ataque teve o trio Neymar, Robinho e André.

    Robinho e André disputaram a última partida com a camisa do Santos. Contratado por empréstimo no início de fevereiro, Robinho terá que retornar ao seu clube, o inglês Manchester City. Já André foi negociado com o Dinamo de Kiev.

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Na sua despedida do Santos, Robinho usou sua experiência para orientar os jogadores santistas
    Na sua despedida do Santos, Robinho usou sua experiência para orientar os jogadores santistas contra o Vitória

    Se o sistema ofensivo contou com a formação utilizada no primeiro semestre, quando conquistou o título do Campeonato Paulista, a defesa não teve o lateral esquerdo Léo, que deslocou o ombro. O jogador sequer foi relacionado para o banco de reservas. Alex Sandro foi o substituto. Pará, Edu Dracena, que retornava de suspensão, e Durval completaram o setor. No gol, atuou Rafael.

    O meia-atacante Madson também foi excluído do banco. O jogador esteve envolvido em uma confusão no último domingo quando ficou conversando com torcedores em uma das ferramentas disponibilizadas pelo Twitter (Twitcam). Na oportunidade, o atleta e os reservas Zé Eduardo, Felipe, Zezinho e Alan Patrick discutiram com alguns torcedores que faziam críticas online.

    O Vitória também entrou com um esquema mais ofensivo. Sem poder contar com o volante Vanderson, suspenso, o técnico Ricardo Silva optou por escalar o atacante Junior, que atuou ao lado de Schwenck. Com isso, Elkeson foi recuado para o meio de campo formando o setor com Ramon, Neto e Bida, outra novidade da equipe baiana.

    No gol, Viáfara retornou de suspensão. A defesa ainda teve Nino, Wallace, Anderson Martins e Egídio.

    O jogo

    Mesmo com a vantagem de poder perder por um gol de diferença, o Santos começou nervoso e errando muitos passes. Com isso, o atacante Robinho pedia calma e orientava os companheiros para valorizarem a posse de bola.

    Já o Vitória tinha o domínio territorial e rondava a área adversária, mas não conseguia finalizar com perigo. A melhor oportunidade aconteceu aos 28min, quando Durval não conseguiu afastar a jogada e a bola sobrou para Schwenck, que avançou livre e chutou para boa defesa do goleiro Rafael.

    Depois desse lance, o Santos acordou e assustou o time baiano. No minuto seguinte, Paulo Henrique Ganso lançou Robinho, que dominou e finalizou cruzado. A bola passou por André e a defesa adversária cortou o lance. Na sequência, Pará fez a jogada pela direita e cruzou, mas Viáfara fez o corte.

    Antes de terminar a etapa inicial, o Vitória ameaçou novamente. Elkeson ficou com a sobra e, da intermediária, arriscou. A bola saiu rente a trave.

    Já o Santos aproveitou a oportunidade que teve. Aos 44min, Neymar cruzou da esquerda e o zagueiro Edu Dracena subiu livre para cabecear e abrir o placar: 1 a 0.

    No segundo tempo, a equipe da Vila Belmiro voltou apostando nos contra-ataques para tentar segurar o resultado e até ampliar o marcador. Já o Vitória se mandou para o ataque. O time baiano passou a insistiu nas jogadas aéreas.

    Aos 7min, Elkeson cruzou para Júnior, que se antecipou ao goleiro Rafael, mas cabeceou por cima do travessão. Quatro minutos depois, em novo cruzamento, Ramon ajeitou para Wallace, que dominou e chutou. A bola resvalou na zaga e entrou: 1 a 1.

    Com o gol tomado, o técnico Dorival Júnior trocou o atacante André pelo meia Marquinhos. Com a mudança, o Santos criou duas boas oportunidades de gol. Aos 21min, Marquinhos deixou Ganso livre e tocou na saída de Viáfara, que fez excelente defesa. Pouco depois, Marquinhos fez boa jogada, mas na hora de concluir foi travado pela defesa adversária.

    O Vitória não desistia e continuava lutando. Aos 25min, após cruzamento para a área, Renato cabeceou e acertou o travessão. Sete minutos depois, Júnior recebeu dentro da área e tocou na saída de Rafael virando o placar: 2 a 1.

    No restante do jogo, o Santos administrou o resultado e conquistou o título da Copa do Brasil.

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Edu Dracena comemora gol marcado diante do Vitória
    Edu Dracena, de cabeça, marcou o único gol do Santos na derrota para o Vitória, de virada, por 2 a 1

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024