• Esporte

    Tuesday, 14-May-2024 22:12:12 -03

    FIA revela manobra da Ferrari para beneficiar Alonso em "marmelada" da Alemanha

    DE SÃO PAULO

    09/09/2010 15h24

    Os motivos que fizeram o Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não punir a Ferrari em julgamento realizado na véspera, em Paris, foram divulgados nesta quinta-feira. E, apesar de a decisão ter sido favorável à equipe italiana, dados do documento mostram detalhes de sua ação para promover a ultrapassagem de Fernando Alonso em Felipe Massa nos momentos finais do GP da Alemanha.

    Matthias Schrader-25.jul.2010/AP
    Fernando Alonso levanta troféu de campeão do GP da Alemanha ao lado de Felipe Massa
    Alonso ergue o troféu da vitória no GP da Alemanha; Massa, na segunda colocação, não comemora o resultado

    Nele, a já famosa frase do engenheiro da Ferrari para o brasileiro na 49ª volta ("Fernando Alonso é mais rápido que você. Entendeu a mensagem?") é explicada por uma outra manobra do time, momentos antes, que fizeram o espanhol assumir a primeira colocação.

    Também via rádio, ambos foram ordenados a diminuir a rotação de seus motores. O detalhe é que somente Alonso recebeu a permissão de voltar a como estava, sem Massa ser informado, pouco depois.

    Mesmo assim, a Ferrari recebeu apenas a multa de US$ 100 mil (R$ 170 mil) dada já pelos comissários em Hockenheim, na corrida de 25 de julho.

    Em sua defesa, os italianos alegaram que há uma clara distinção entre "ordem de equipe", de um lado, e "estratégia e tática do time", do outro.

    As ordens de equipe que interferem nos resultados de uma corrida são proibidas, segundo o artigo 39.1 das regras esportivas da FIA.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024