• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 01:44:14 -03

    Brasileiro admite que "pagou" para ser terceiro piloto da Lotus

    LUIZ COSENZO
    DE SÃO PAULO

    01/02/2011 08h30

    Anunciado oficialmente como terceiro piloto da Lotus nesta segunda-feira, o brasileiro Luiz Razia, 21, revelou que contou com uma ajuda financeira para acertar com a escuderia, que já teve em seu cockpit dois dos principais nomes do automobilismo brasileiro: Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.

    Adriano Vizoni-8.jan.2011/Folhapress
    O piloto baiano Luiz Razia posa para foto
    O piloto baiano Luiz Razia posa para foto

    "Contei com a ajuda de um patrocinador que em breve vou revelar. A F-1 atualmente é relacionamento, business", disse Luiz Razia citando o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. "O Alonso se transferiu para a Ferrari e o Santander começou a patrocinar a equipe. Como eu disse, a F-1 é contato, é relacionamento", acrescentou o brasileiro em entrevista a Folha.

    Razia foi piloto de testes da Virgin Racing na temporada passada. "As equipes procuram não apenas dinheiro, mas talento também. Tudo o que a gente lutou, construiu na carreira, foi para chegar nessa condição de hoje".

    O brasileiro diz não se incomodar com o fato de chegar à F-1 em um momento que Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna, tricampeão mundial da categoria, também briga por patrocinadores para conquistar um lugar no cockpit em 2011. Após não renovar com a Hispania, Senna foi confirmado nesta segunda-feira como piloto reserva da Renault.

    "Cada um busca o seu objetivo e meu objetivo é chegar na F-1. Todos os outros são meus concorrentes. Vou procurar fazer o meu melhor independente dos pilotos que encontrar pela frente. Construí o meu nome e continuo mostrando resultados. O mundo é grande para todos", declarou o brasileiro, que competirá com o carro da Lotus na GP2.

    No contrato com a Lotus, Razia terá a oportunidade de disputar quatro treinos livres durante a temporada 2011 da F-1.

    "Vou poder participar de quatro testes durante os treinos livres de sexta-feira. Uma data já está definida que é na semana do GP Brasil. As outras três oportunidades serão definidas entre eu e o time", revelou. "Vou participar também de um teste da pré-temporada que antecede o GP do Bahrein", continou o brasileiro, referindo-se à etapa de abertura do Mundial de F-1, marcada para 13 de março no Bahrein.

    "Essas oportunidades são importantes para mim. É muito difícil estar ali dentro e por isso tenho que aproveitar. É uma oportunidade espetacular para mostrar o meu talento. É um desafio, um objetivo que tenho na vida e vou encarar para poder crescer dentro da equipe", completou.

    A Lotus apresentou nesta segunda-feira o carro para a temporada 2011, no entanto, o brasileiro não participou do evento. Ele está em Abu Dhabi, onde disputa uma etapa da GP2 asiática.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024