• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 12:45:53 -03

    Corinthians dá vexame, perde e é eliminado na pré-Libertadores

    DE SÃO PAULO

    02/02/2011 23h55

    O Corinthians não resistiu ao modesto time do Tolima e perdeu por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em Ibagué (COL), pelo jogo de volta da fase preliminar da Taça Libertadores.

    Veja fotos do confronto
    Presidente corintiano assegura permanência de Tite
    Vamos levar essa derrota para o resto do ano, diz Ronaldo
    Confira como foi o jogo
    Veja o especial da Libertadores
    Confira as últimas do Corinthians

    Assim, a equipe do Parque São Jorge se tornou o primeiro clube do Brasil a ser eliminado nesta etapa da competição sul-americana, já que na partida de ida, no Pacaembu, na semana passada, havia acontecido um empate por 0 a 0.

    Com o vexame inédito, o Corinthians deve sofrer com a ira dos torcedores assim que chegar ao país. Além disso, o técnico Tite corre o risco de perder o emprego. Já o Tolima avançou no torneio e fará parte do Grupo 7 da Libertadores, no qual vai enfrentar Cruzeiro, Estudiantes (ARG) e Guaraní (PAR).

    John Vizcaino - 2.fev.2011/Reuters
    Ronaldo em lance contra o Tolima
    O atacante Ronaldo em lance contra o Tolima

    Mesmo precisando fazer gols, Tite sacou o meia Bruno César e colocou o volante Paulinho para o confronto. Assim, o time brasileiro passou do 4-2-3-1 para o 4-4-2, com o meio de campo na forma de um losango, e a dupla de ataque composta por Dentinho e Ronaldo.

    No entanto, no início do jogo, a estratégia do treinador não funcionou. O volante Ralf ficava sobrecarregado na marcação, enquanto Jucilei (pela esquerda) e Paulinho (pela direita) não "apareciam" na partida. Jorge Henrique, que completava a figura do setor como meia de ligação, não conseguia armar as jogadas de ataque do time, já que não tem característica de fazer esta função.

    Para agravar o cenário dos corintianos em campo, o lado esquerdo da defesa se tornou o principal caminho para o Tolima ameaçar o goleiro Júlio César. O zagueiro Leandro Castán falhava muito na hora de fazer a cobertura e o lateral esquerdo Fábio Santos errava bastante passes, o que proporcionava contragolpes ao time da casa.

    Foi assim aos 8min, quando o camisa 16 alvinegro entregou a bola para o adversário no meio de campo e proporcionou rápido contra-ataque, no qual Medina avançou sozinho e chutou forte, mas o goleiro do Corinthians fez bela defesa no reflexo.

    Na segunda metade do primeiro tempo, porém, o Corinthians ficou com mais posse de bola e acabou sendo menos ameaçado. Jucilei parou de errar e se tornou o principal armador da equipe nos primeiros 45 minutos. No entanto, não foi suficiente para que a bola chegasse em boas condições a Ronaldo, que não ganhou uma jogada sequer do zagueiro Julián Hurtado.

    Com um ímpeto maior do que no primeiro tempo, a equipe do Parque São Jorge voltou melhor dos vestiários e dominou a partida. E, em 15 minutos, criou mais jogadas do que toda a etapa inicial.

    Aos 6min, Ronaldo ajeitou a bola para Paulinho na entrada da área. O volante bateu colocado e rasteiro e o goleiro Antony Silva, do Tolima, espalmou para escanteio. Logo em seguida, a defesa colombiana falhou e o camisa 9 corintiano, do bico da grande área, chutou forte para outra boa defesa do arqueiro adversário.

    Porém, quando estava melhor no duelo, os visitantes levaram o gol. Aos 20min, Chará deu belo passe em profundidade para Montoya, que invadiu a grande área sozinho e, na saída do goleiro Júlio César, tocou por cima para fazer 1 a 0 para o Tolima.

    No desespero, Tite promoveu as entradas de Ramírez e Danilo nos lugares de Paulinho e Dentinho, respectivamente. O treinador, contudo, não previa a atitude intempestiva do meia peruano, que ao dividir uma bola no meio de campo tentou dar uma cotovelada no adversário. Com isso, o árbitro mostrou o cartão vermelho direto para o jogador que havia acabado de entrar no jogo.

    Perdendo e com um jogador a menos, os corintianos ainda levaram o segundo gol antes do apito final. Aos 32min, após cruzamento da direita, o atacante Medina, livre na pequena área, cabeceou para o fundo do gol de Júlio César para fazer o segundo do Tolima e selar a eliminação do Corinthians.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024