• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 01:19:50 -03

    Argentina se prepara para tentar voltar ao calendário da F-1

    DA REUTERS

    18/12/2011 08h23

    Argentina, que sediou um GP de F-1 pela última vez em 1998, pode voltar ao calendário em 2014, quando uma nova pista perto de Buenos Aires será concluída.

    Na última sexta-feira foi realizada uma cerimônia de inauguração das obras do circuito de 4,7 quilômetros, em Zarate, a 100 quilômetros da capital. A empresa de design Populous, responsável, pela obra afirmou que o local será capaz de trazer a F-1 de volta ao país.

    "O plano é de um circuito capaz de receber um evento de F-1", disse John Rhodes, diretor associado da Populous. "A chave é oferecer um circuito à categoria", disse, quando perguntado sobre as perspectivas da Argentina, terra do falecido Juan Manuel Fangio, receber a F-1 novamente.

    "Uma vez que o circuito esteja aqui, é só ter quem promova... A questão é ter um circuito de alta performance que seja capaz de sediar um evento de MotoGP e então acrescentar os requisitos necessários para uma prova de F-1."

    O projeto de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 184 milhões) será completado em duas fases e incluirá o primeiro centro de treinamento de pilotos da América do Sul. A primeira fase, uma pista de 3,1 quilômetros, circuito off-road e garagens para as equipes, está agendada para ser concluída em 14 meses.

    A segunda fase ampliará a pista, deixando o local apto para receber a licença da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), entidade que gerencia o automobilismo.

    A Populous é responsável pela recente reformulação do desenho do circuito de Silverstone, na Inglaterra, e está envolvido no projeto da nova pista de F-1 em Mumbai. A empresa também planejou o estádio Olímpico de Londres para os jogos de 2012 e o estádio Soccer City, palco da final da Copa do Mundo, na África do Sul.

    Atualmente a única pista da América do Sul que recebe provas de F-1 é a de Interlagos, no Brasil, que sediou a última corrida temporada 2011 no mês passado.

    O alemão Michael Schumacher foi quem venceu a última prova realizada na Argentina, no autódromo Oscar Alfredo Galvez nos arredores de Buenos Aires.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024