• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 10:12:55 -03

    Hospital confirma morte cerebral de 2º torcedor após brigas de domingo

    DE SÃO PAULO

    27/03/2012 10h07

    O confronto entre facções organizadas de Corinthians e Palmeiras antes do clássico de domingo resultou na segunda morte de um torcedor. Às 10h desta terça-feira, o Hospital São Camilo, em São Paulo, confirmou que o palmeirense Guilherme Vinicius Jovanelli Moreira, 19, que estava com traumatismo no crânio, encontra-se com morte cerebral.

    O diagnóstico foi fechado às 5h15, "a partir de provas clínicas e de exame de imagem", segundo o novo boletim médico. No momento, o corpo de Moreira está em um suporte ventilatório e hemodinâmico na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.

    Antes, ainda no domingo, havia sido confirmada a morte do estudante de engenharia André Alves Lezo, 21, irmão do atual vice-presidente da uniformizada Mancha Alviverde, banida dos estádios paulistas nesta segunda-feira, ao lado da corintiana Gaviões da Fiel.

    Às 17h47 horas de ontem, a Folha publicou que Moreira, conhecido como Zulu, havia morrido. Em seguida, porém, o hospital soltou comunicado negando a notícia.

    A reportagem apurou que a morte cerebral já estava definida desde às 16h. E que o hospital não anunciou isso porque a família ainda decidia se doaria ou não os órgãos (o coração estava funcionando). Em casos como esse, o tratamento continua até a decisão e/ou quando o óbito é oficializado.

    Robson Ventura/Folhapress
    Enterro de André Alvez Lezo no cemitério do Jaraguá
    Enterro de André Alvez Lezo, o primeiro torcedor que teve morte confirmada, no cemitério do Jaraguá

    O CASO

    O confronto entre cerca de 300 torcedores do Corinthians e do Palmeiras gerou reação da FPF (Federação Paulista de Futebol) que, nesta segunda-feira, proibiu a entrada da Gaviões da Fiel e da Mancha Alviverde.

    O torcedor palmeirense André Alves Lezo morreu por volta das 21h do domingo e foi enterrado nesta segunda-feira à tarde, em São Paulo. Estudava engenharia civil na Uninove. Era irmão de Lucas, o palmeirense que foi baleado e se salvou, ano passado, em Prudente, e que se tornaria o atual vice-presidente da torcida organizada Mancha.

    Tudo aconteceu na manhã de clássico. A polícia suspeita que o confronto pode ter sido agendado pela internet.

    André levou um tiro na cabeça e perdeu massa encefálica. Passou toda a tarde e início da noite internado. Foi enterrado na tarde desta segunda-feira, no cemitério do Jaraguá.

    O tumulto ocorreu na avenida Inajar de Souza, no bairro do Limão, a 8 km do Pacaembu.

    Eram cerca de 300 corintianos e palmeirenses, de acordo com a polícia. Seis outras pessoas ficaram feridas, três delas já deixaram o hospital nesta segunda.

    Os torcedores rivais se enfrentaram com armas de fogo, pedaços de paus, pedras e barras de ferro.

    BOLETIM

    Confira o boletim médico de hoje do Hospital São Camilo:

    "São Paulo, 27 de março de 2012.

    Informo que o paciente G.V.J.M., de 19 anos, encontra-se em morte encefálica, diagnóstico fechado às 5h15 do dia de hoje, a partir de provas clínicas e de exame de imagem. No momento, em suporte ventilatório e hemodinâmico na UTI.

    Atenciosamente,

    Dr. Jair Cremonin Jr.
    Diretor Médico do Hospital São Camilo Pompeia
    CRM 110.269"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024