• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 05:42:13 -03

    Pelé faz marchinha para o Santos e provoca rivais com apelidos

    DE SÃO PAULO

    01/06/2012 12h39

    Em tom de brincadeira, Pelé provocou os rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo ao apresentar uma marchinha que fez para comemorar o tricampeonato paulista do Santos, em entrevista para o canal Fox Sports, na noite de quinta-feira.

    Reprodução Fox Sports
    Pelé provoca rivais em entrevista para a Fox Sports
    Pelé provoca rivais em entrevista para a Fox Sports

    Na entrevista, o ex-jogador do Santos disse que o futebol paulista tem "uma bicharada" e cita os apelidos pejorativos dos rivais --até mesmo o do Santos. Na sequência, canta um trecho da música que fez.

    "Nós temos o Palmeiras que é o porco, o Corinthians que é o gambá e quem mais? O São Paulo que é o bambi. Tem essa bicharada aí", disse o Rei do Futebol.

    "É tri, é tri, é tri, só no Paulistão, são três vezes tri, avisa a bicharada por aí, que o Santos é baleia e não é o lambari", cantou Pelé, em seguida.

    O Palmeiras assumiu o apelido de porco, criado de forma pejorativa pelos rivais, em 1986. O animal não substitui o periquito como mascote oficial, mas domina os gritos de guerra e adereços da torcida. Neste ano o clube vai completar 26 anos da adoção do animal.

    O Santos também assumiu o apelido peixe, que nos anos 1930 era utilizado pelos rivais da capital como forma de provocação. O apelido de lambari é mais recente e nunca foi reconhecido.

    Já Corinthians e São Paulo não fizeram o mesmo e interpretam como provocação os apelidos de gambá e bambi. O primeiro foi criado em 1978 para ironizar os corintianos, já o segundo é mais recente e lembra do personagem, um veado filhote, da Disney. Os dois clubes já disseram que vetam adoção de bichos como mascote.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024