• Esporte

    Friday, 17-May-2024 06:44:18 -03

    Alonso triunfa na Alemanha e dispara na liderança; brasileiros não pontuam

    DE SÃO PAULO

    22/07/2012 10h39

    O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, confirmou o bom momento atual e conquistou a terceira vitória na temporada. Ele liderou o GP da Alemanha, neste domingo, e é o único piloto que triunfou três vezes em 2012. Nas últimas seis provas, esteve no pódio em cinco.

    Com isso, Alonso soma 154 pontos e aparece ainda mais isolado na liderança do Mundial de pilotos. O ferrarista tem 34 pontos de vantagem para o australiano Mark Webber, da Red Bull, segundo no campeonato, mas apenas o oitavo na Alemanha.

    A segunda colocação no GP da Alemanha ficou com Jenson Button, da McLaren. O piloto inglês foi beneficiado com uma punição dada ao alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que havia terminado originalmente em segundo.

    Vettel foi punido por ter feito uma ultrapassagem de forma irregular, na avaliação dos comissários da prova. Teve acrescido ao seu tempo mais 20s e perdeu três posições. Antes, o alemão esteve em segundo durante quase toda prova, mas perdeu o posto na 42º volta e só conseguiu recuperá-lo na penúltima volta.

    Assim, a vitória de Alonso sobre o segundo foi com diferença de 6s9. Foi a 30ª vitória do espanhol na F-1. Já Button voltou ao pódio após seis GPs.

    Outros beneficiados com a punição a Vettel foram o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) e o japonês Kamui Kobayashi (Sauber), que passaram para o terceiro e quarto posto na classificação da prova, respectivamente.

    Já Lewis Hamilton, da McLaren, vencedor de uma prova na temporada, abandonou. Ele teve um problema no início da prova, com um dos pneus furados, e, distante da briga pelo pódio, preferiu não continuar.

    Os brasileiros não tiveram uma participação de destaque. Um erro logo na largada custou a Felipe Massa, da Ferrari, e Bruno Senna, da Williams, a chance de pontuar.

    O primeiro acertou o carro do australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, enquanto o segundo tocou a Lotus de Romain Grosejan. Os brasileiros tiveram os carros danificados.

    Dessa forma, eles pararam nos boxes logo após a volta inicial e brigaram durante o restante da corrida entre os últimos colocados. Massa foi 12º e o Bruno Senna, o 17º.

    Sergio Perez (Sauber) e Michael Schumacher (Mercedes) ficaram com o sexto e sétimo lugares, respectivamente. Nico Hulkenberg (Force India) e Nico Rosberg (Mercedes) ficaram em nono e décimo, pela ordem.

    A próxima etapa do Mundial de F-1 será no próximo domingo, na Hungria.

    Arte/Folhapress

    A PROVA

    A largada na Alemanha foi ruim para os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna. Eles acabaram tocando adversários na saída e tiveram a prova comprometida.

    Massa perdeu o bico após acertar Ricciardo. Bruno Senna teve o pneu esquerdo dianteiro furado e o bico danificado após tocar Grosjean. Assim, a dupla que largou na 13ª e 14ª colocação, respectivamente, teve de parar nos boxes logo após a primeira volta. E retornaram à pista nas últimas colocações.

    Hamilton teve problema parecido. Com pneu furado e problemas no carro, ele foi para os boxes mais cedo. Sem conseguir a recuperação desejada, abandonou. Ainda assim registrou um dos momentos mais curiosos da prova.

    Retardatário, Hamilton ultrapassou Vettel, então segundo colocado, e deixou o alemão irritado. O piloto da Red Bull gesticulou com um dos braços. Isso porque ele estava na briga com o então líder Alonso.

    A prova, aliás, foi dominada pelo espanhol da Ferrari. Ele manteve a liderança na largada e inicialmente foi seguido por Vettel e Schumacher, respectivamente.

    Na 15ª volta, Button ultrapassou o heptacampeão da F-1 e se juntou aos líderes.

    Os três tiveram relativa tranquilidade em relação aos demais competidores. Schumacher, que até teve um bom início de prova, não conseguiu ameaçar o trio e brigou até fim por um posto no top dez.

    Na 42ª volta, Alonso em Vettel pararam nos boxes ao mesmo tempo. Na saída dos boxes, o espanhol manteve a ponta, mas o alemão perdeu o segundo posto para Button --o inglês tinha parado na volta anterior.

    A disputa pela vitória parecia restrita aos dois. Isso porque Alonso não conseguiu abrir uma diferença muito grande e ainda foi atrapalhado por alguns retardatários. Button ficou a 0s6 do rival. Mesmo assim Vettel mostrou um ritmo mais forte e mais agressivo. Recuperou o segundo posto na penúltima volta.

    No pódio, no entanto, Vettel e Button pareciam frustrados, enquanto Alonso vibrou com o terceiro triunfo no ano e a folga na liderança: agora de 34 pontos.

    Para Vettel, o dia ainda terminou de forma melancólica. Punido pelos comissários da prova, ele perdeu três posições e ficou com o quinto lugar na classificação.

    CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA ALEMANHA:

    1. Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - 1h31min05s862
    2. Jenson Button (ING) - McLaren - +6s9
    3. Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus - +16s4
    4. Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber - +21s9
    5. Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull - +23s7 [foi punido com o acréscimo de 20s]
    6. Sergio Perez (MEX) - Sauber - +27s8
    7. Michael Schumacher (ALE) - Mercedes - +28s9
    8. Mark Webber (AUS) - Red Bull - +46s9
    9. Nico Hulkenberg (ALE) - Force India - +48s1
    10. Nico Rosberg (ALE) - Mercedes - +48s8
    11. Paul di Resta (ESC) - Force India - +59s2
    12. Felipe Massa (BRA) - Ferrari - +71s4
    13. Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - +76s8
    14. Jean-Eric Vergne (FRA) - Toro Rosso - +76s9
    15. Pastor Maldonado (VEN) - Williams - a 1 volta
    16. Vitaly Petrov (RUS) - Caterham - a 1 volta
    17. Bruno Senna (BRA) - Williams - a 1 volta
    18. Romain Grosjean (FRA) - Lotus - a 1 volta
    19. Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham - a 2 voltas
    20. Charles Pic (FRA) - Marussia - a 2 voltas
    21. Pedro de la Rosa (ESP) - Hispania - a 3 voltas
    22. Timo Glock (ALE) - Marussia - a 3 voltas
    23. Narain Karthikeyan (IND) - Hispania - a 3 voltas
    24. Lewis Hamilton (ING) - McLaren - não completou

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024