• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 22:01:42 -03

    É fantástico viver esta experiência aos 45, diz Zanardi após ouro paraolímpico

    DAS AGÊNCIAS

    05/09/2012 15h40

    Alex Zanardi teve as duas pernas amputadas depois de um grave acidente na Champ Car, em 2001, quando sofreu um acidente no circuito alemão de Lausitz a mais de 350 km/h. Desde então, passou por um processo de recuperação até conseguir, este ano, uma vaga na Paraolimpíada de Londres na equipe italiana de ciclismo.

    Aos 45 anos e apenas há três no ciclismo, o ex-piloto da Jordan, Minardi, Lotus e Williams, todas da F-1, ele conseguiu o ouro paraolímpico ao completar e ganhar a prova de contrarrelógio nesta quarta-feira naquilo que chamou de "uma aventura mágica".

    O italiano fez o tempo de 24min50s22. A prata foi do alemão Norbert Mosandl (25min17s40) e o bronze ficou com o americano Oscar Sanchez (25min35s26).

    "É uma das maiores conquistas da minha vida. Trabalhei muito duro para chegar aqui e é fantástico viver esta experiência aos 45", afirmou Zanardi.

    Após o forte acidente, Zanardi voltou às pistas um ano e meio depois e passou a pilotar no Mundial de Turismo até 2009, quando resolveu entrar no ciclismo.

    "Há três anos eu parei com as corridas de automobilismo, estava com 42 anos. Pode ser visto como algo estúpido, mudar tudo. Mas não era a primeira loucura que fazia na minha vida. No final, deu tudo certo", completou.

    "Quando você faz 40, você aprecia o que você faz todos os dias. Me diverti a cada dia de treino. Tive uma aventura mágica e um final fantástico", disse.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024