• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 01:26:18 -03

    Romário quer ouvir ex-funcionária do comitê da Rio-2016

    DE SÃO PAULO

    18/10/2012 06h39

    Atendendo a requerimento do deputado federal Romário, a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados convidou Renata Santiago, ex-funcionária do comitê organizador da Rio-2016 demitida após ser acusada do furto de dados de Londres-2012, a prestar esclarecimentos sobre o caso.

    André Borges - 6.set.12/Folhapress
    Romário discursa no plenario da Camara dos Deputados
    Romário discursa no plenario da Camara dos Deputados

    "A Renata poderá explicar que tipo de informações teriam sido furtadas", declarou Romário. Presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman também foi convidado a falar.

    DEMISSÃO

    Demitida pelo Comitê Organizador da Olimpíada do Rio-2016 em setembro sob acusação de espionagem, Renata Santiago, ex-integrante do Programa de Transferência de Conhecimento dos Jogos, negou ter traficado dados confidenciais da organização de Londres-2012.

    "Hora nenhuma me apropriei de informações confidenciais ou comerciais. Sabemos bem que essas informações confidenciais ou comerciais não estariam ao acesso de todos nós 'secondees' [empregados em funções transitórias] da Rio-2016, que recebemos login e senha do próprio LOCOG [comitê responsável pela Olimpíada de Londres]", diz trecho da carta.

    Santiago ficou na capital do Reino Unido entre os dias 11 de junho e 15 de agosto para observar como os ingleses trabalham no relacionamento com os comitês nacionais. Sua missão era coletar dados para aprimorar o trabalho nessa área da Rio-2016.

    Ela e outros nove funcionários do órgão foram demitidos após reclamação dos ingleses pelo furto de arquivos. Os integrantes do grupo não tiveram os nomes divulgados.

    No total, a Rio-2016 enviou 200 pessoas a Londres para o programa de troca de conhecimento entre sedes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024