• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 20:04:26 -03

    Fluminense é campeão brasileiro e complica Palmeiras na luta contra a degola

    DE SÃO PAULO

    11/11/2012 19h09

    Palmeiras e Fluminense deram um passo em direções opostas neste Campeonato Brasileiro. A vitória carioca por 3 a 2 e o empate do Atlético-MG com o Vasco levaram o time comandado por Abel Braga ao título Nacional com três rodadas de antecedência. Do outro lado, o Palmeiras continua à beira do rebaixamento.

    Fred (duas vezes) e Maurício Ramos, contra, anotaram os gols visitantes. Barcos e Patrick Vieira descontaram para os donos da casa.

    Com a vitória, o Fluminense chegou aos 76 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Grêmio (66), vice-líder, pois restam somente nove pontos a serem disputados.

    Este é o terceiro título do Fluminense do Campeonato Brasileiro (considerando o torneio disputado a partir de 1971). Em 1970, foi campeão do extinto Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Nacional da época. A CBF reconhece essa taça e o clube como tetracampeão. A Folha e seu ranking anual de clubes não acompanham a unificação de títulos nacionais aprovada pela CBF em 2010: o Campeonato Brasileiro, criado em 1971, é a disputa nacional mais valorizada pelo ranking.

    O Palmeiras segue sua luta dramática contra a queda para a Série B. A derrota deixou a equipe com os mesmos 33 pontos, na 18ª colocação, à espera do jogo do Bahia contra o Cruzeiro, e do Sport contra o Figueirense, às 19h30.

    Na próxima rodada, domingo, às 17h, o Palmeiras vai à Volta Redonda encarar o Flamengo. No mesmo horário, o Fluminense recebe o Cruzeiro, no Engenhão.

    Arte/Folhapress

    JOGO DOS OPOSTOS

    Aos 4min, após cobrança de escanteio, Obina cabeceou para o chão, e a bola passou perto da trave esquerda. Aos 18, Barcos recebeu na área, girou em cima de Gum e mandou para fora.

    Ainda no primeiro tempo, o argentino perdeu outra boa oportunidade, aos 25, quando subiu sozinho e arrematou de cabeça, por cima do gol.

    O Fluminense marcou presença a partir dos 10min finais. Antes disso, só havia incomodado o goleiro palmeirense aos 12min. Wellington Nem tentou na direita e sofreu o desarme. A sobra ficou com Bruno Vieira, que cruzou na cabeça de Fred. Bruno se esticou todo para defender.

    No fim da etapa inicial, o Flu pressionou e Fred, aos 38, recebeu na área e cabeceou na trave direita. Pouco depois, aos 45, Wellington Nem arriscou e Bruno fez bela defesa, mas cedeu o rebote. A bola voltou nos pés de Fred, que não desperdiçou e colocou o Flu à frente do placar, para desespero dos torcedores palmeirenses.

    Os cariocas voltaram dos vestiários mais ofensivos e ampliaram a vantagem aos 8min. Fred tentou cruzar da direita, a bola desviou em Maurício Ramos e foi para o fundo do gol. Gol contra.

    O Palmeiras viveu uma apatia momentânea. Aos 15min, Maurício Ramos subiu sozinho para cabecear e mandou com força, por cima do travessão. Quase na sequência, Barcos aproveitou uma sobra na área e marcou o primeiro do Palmeiras.

    Aos 19, em cobrança de falta, Corrêa levantou na área e Patrick Vieira cabeceou sozinho, deixando tudo igual no placar.

    Os donos da casa pararam nas mães de Diego Cavalieri aos 30min, num cruzamento de Corrêa e conclusão de Maurício Ramos.

    Mas o Fluminense decidiu que queria o título e partiu para cima. Sóbis anotou gol em posição de impedimento, e Fred, sozinho, chutou para fora aos 37. A defesa do Palmeiras abusou da sorte e deixou o camisa 9 livre na área outra vez, aos 42. Ele não perdoou. De primeira, bateu firme e fez o gol do título do Fluminense.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024