• Esporte

    Wednesday, 26-Jun-2024 00:16:17 -03

    Santos bate Palmeiras com show de atacante e vai à final da Copa São Paulo

    VINÍCIUS BACELAR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/01/2013 23h06

    O atacante Neilton marcou três gols e conduziu o Santos à vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, na Arena Barueri, pela semifinal da Copa São Paulo de juniores. Edílson e João Pedro descontaram para a equipe alviverde.

    Com o resultado, o time da Baixada chegou a sua quarta decisão do torneio. Nos anos de 1982 e 2010, o clube ficou com o vice-campeonato. Só levantou a taça em 1984.

    O adversário da final será o Goiás, que eliminou o Bahia nos pênaltis, mais cedo. A partida está marcada para a próxima sexta-feira, dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

    Julia Chequer/Folhapress
    Jogadores de Palmeiras e Santos durante a semifinal da Copa São Paulo, em Barueri
    Jogadores de Palmeiras e Santos durante a semifinal da Copa São Paulo, em Barueri

    Já o Palmeiras continua com a sina de nunca ter conquistado a competição. O máximo que a equipe conseguiu foi a segunda colocação em 1970 e em 2003.

    O JOGO
    Com Diego Souza, Luiz Gustavo e Bruno de volta à equipe, o técnico Narciso, do Palmeiras, estava com todo seu elenco à disposição. Ao contrário de Claudemir Oliveira, que não pôde escalar Alison, Lucas Otávio e Giva. Todos suspensos.

    Mas quem começou melhor foi o time da Baixada. O volante Leandrinho arriscou de fora da área e acertou o travessão do goleiro palmeirense Walter. Aos poucos, o Palmeiras equilibrou a partida. Tinha mais posse de bola, mas só assustou Gabriel em uma cobrança de falta do zagueiro Luiz Gustavo. O atleta santista espalmou para escanteio.

    Até que aos 25min, o atacante Neilton, do Santos, invadiu a área adversária e recebeu um toque nas costas do próprio Luiz Gustavo. O árbitro assinalou a penalidade, convertida pelo mesmo jogador que a sofrera.

    Logo depois da infração, Narciso trocou o defensor, autor da falta que resultou o tento rival, por outro atleta da posição: Gabriel Dias. "Eu não acho que tenha sido pênalti. Tenho que ver o lance novamente no vídeo para ter certeza. Respeito a decisão do treinador de me tirar", disse Luiz Gustavo no intervalo.

    De acordo com o técnico palmeirense, o atleta foi sacado por não estar desempenhando a sua função. Ele aproveitou para criticar o juiz. "Não tem condições de apitar uma semifinal como Palmeiras e Santos", esbravejou.

    Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, Neilton apareceu de novo para ampliar a vantagem do clube alvinegro. O atacante recebeu na área, aproveitou a bobeada da zaga adversária, chutou rasteiro e marcou seu segundo gol no clássico.

    Atrás no placar, Narciso tirou o volante Morelatto, que já tinha cartão amarelo, e colocou o atacante João Pedro. O Palmeiras melhorou e chegou ao primeiro tento com o meia Edílson. De cabeça, ele completou um cruzamento certeiro de Chico.

    Depois de outra bobeada do sistema defensivo da equipe alviverde, Neilton fez mais um gol, anulado por impedimento. Porém, aos 25min, não teve jeito. O santista deixou o melhor para o fim. Ele chapelou o zagueiro Gabriel Dias e encheu o pé para anotar seu terceiro tento: Santos 3 a 1.

    O treinador do Palmeiras queimou sua última substituição ao promover a entrada de Bruno Sabiá na vaga de Diego Souza. Imediatamente após a mudança, João Pedro diminuiu o prejuízo ao balançar as redes do Santos de carrinho.

    Depois, o time da capital não conseguiu mais exercer a pressão desejada e falhou na tentativa do empate, que levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Assim, o clube litorâneo comemorou a classificação.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024