• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 11:31:31 -03

    São Paulo perde para Arsenal e se complica na Libertadores

    VINÍCIUS BACELAR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    14/03/2013 23h30

    O São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Arsenal, em Sarandí, na Argentina, e se complicou no Grupo 3 da Libertadores, nesta quinta-feira. Os gols do time argentino foram de Ortíz e Braghieri. Aloísio descontou para a equipe brasileira.

    Com o resultado, o clube tricolor viu o próprio Arsenal chegar aos mesmos quatro pontos. O São Paulo ainda mantém a segunda colocação da chave, porém enfrenta o Strongest, na altitude de La Paz, dia 4 de abril, e depois recebe o líder Atlético-MG, que possui 12 pontos e já está classificado para as oitavas de final.

    Até o time boliviano, lanterna do grupo, tem chances de classificação. Esta foi a nona derrota da equipe do Morumbi para time argentino na Libertadores e a 19ª por competições oficiais da Conmebol no país vizinho.

    O JOGO

    O técnico Ney Franco surpreendeu ao iniciar a partida com a formação 3-5-2. Pela primeira vez no ano, ele colocou a equipe neste esquema.

    "Quero liberar os alas [Douglas e Cortez]. Jogamos contra o Arsenal na semana passada e percebemos que eles marcam forte pelo meio", justificou o treinador antes de a bola rolar.

    Sem os suspensos Wellington e Luis Fabiano, Rodrigo Caio e Aloísio foram titulares. Edson Silva ganhou uma oportunidade na defesa ao lado de Tolói e Lúcio. Outra novidade foi o retorno do volante Denílson, recuperado de lesão.

    O Arsenal foi armado no 4-4-2, com Benedetto voltando ao time titular depois da boa apresentação no Pacaembu, quinta passada.

    Apesar do cuidado defensivo, o São Paulo tomou um susto logo aos 6min. Tolói furou, a bola sobrou limpa para Furch na área, mas o centroavante finalizou para fora.

    Três minutos depois, o São Paulo respondeu com a dupla Osvaldo e Aloísio. O primeiro finalizou com perigo, a zaga afastou e a sobra ficou com Aloísio. O goleiro Campestrini fez uma bela intervenção para evitar o gol dos visitantes.

    Aos 11min, Carbonero invadiu a área são-paulina, mas finalizou em cima do goleiro Rogério. O mesmo meia do Arsenal recebeu em impedimento sete minutos depois e o ataque do time argentino foi paralisado pelo trio de arbitragem.

    A partida ficou mais cadenciada. O São Paulo aproveitou para crescer, porém não chegou a levar grande perigo à meta rival. Convocado para a seleção brasileira no lugar do ex-companheiro de clube Lucas, Osvaldo era o atleta que mais tentava o gol.

    No fim do primeiro tempo, ambas as equipes passaram a arriscar chutes de média e longa distância. Em uma cobrança de falta, Tolói assustou Campestrini. A bola passou rente à trave esquerda dos mandantes.

    Na volta do intervalo, Ney Franco esperou apenas dez minutos para fazer duas alterações e armar o São Paulo no 4-4-2. Saíram Lúcio e Douglas para as entradas de Ganso e Maicon. Antes, Osvaldo fez outra jogada individual e quase inaugurou o marcador em Sarandí.

    O Arsenal respondeu com um cruzamento de Benedetto afastado em cima da linha fatal por Edson Silva. O time brasileiro voltou a atacar com Aloísio e Jadson. Campestrini realizou duas boas defesas.

    Aos 15min, o técnico Gustavo Alfaro, da equipe argentina, trocou o meia Rolle por outro, Aguirre.

    Cinco minutos mais tarde, Rogério Ceni conseguiu espalmar um chute cruzado, Edson Silva afastou mal e a bola chegou a Ortíz na entrada da área. O volante encheu o pé e superou o goleiro são-paulino.

    Atrás no placar, Ney Franco preparava a entrada de Wallyson, mas o São Paulo chegou ao empate. Mais uma descida de Osvaldo pela esquerda, Aloísio se antecipou à zaga e Campestrini fez a defesa parcial. No rebote, o próprio Aloísio completou de cabeça, aos 27min.

    Alfaro, então, resolveu mexer mais uma vez na sua equipe. Sacou Benedetto e colocou Certiz. Aos 33min, Furch cabeceou livre na área são-paulina e Rogério interveio de forma espetacular. No rebote, Ortíz chutou para fora.

    Sumido, Carbonero apareceu novamente livre na área e concluiu na rede pelo lado de fora. O time tricolor respondeu na seqüência com Aloísio, mas a defesa do Arsenal salvou em cima da linha fatal.

    Aos 39min, em outra bola mal afastada pela zaga são-paulina, Braghieri pegou de primeira com rara felicidade e recolocou os mandantes em vantagem.

    No desespero, o comandante da equipe brasileira fez a última alteração. Wallyson entrou na vaga de Denílson. Alfaro também promoveu a terceira mudança: Torres substituiu Gerlo.O São Paulo tentou até o fim, mas saiu derrotado da Argentina.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024