• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 21:22:50 -03

    São Paulo perde para The Strongest e se complica na Libertadores

    MILTON PAZZI JR.
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    04/04/2013 23h34

    O São Paulo perdeu por 2 a 1 para o Strongest, no estádio Hernando Siles, na Bolívia --3.640 m de altitude e sensação térmica de 5ºC--, e se complicou na briga por uma vaga na fase eliminatória da Libetadores-2013. Terá de vencer o líder e classificado Atlético-MG, na última rodada, e torcer para o time boliviano empatar ou perder de pouco.

    A situação do Grupo 3 é a seguinte: o time mineiro, líder com 15 pontos, está mais que classificado e garantido. O segundo é o Strongest, com seis pontos, e se classifica se vencer. O terceiro é o time paulista, com quatro, mesma pontuação do Arsenal de Sarandí, da Argentina --a vantagem brasileira é no saldo de -2 gols de saldo, contra -6.

    Mesmo com a vitória tricolor, se acontecer, ao empatar por pontos dependerá dos critérios de desempate, que são, na ordem: vitórias, saldo de gols e confronto direto. A última rodada acontece no dia 17 de abril (quarta-feira), com os dois jogos às 22h (de Brasília). O São Paulo joga no Morumbi e o Strongest vai à Argentina.

    EQUILÍBRIO

    O primeiro tempo terminou com o placar empatado. Resultado correto se considerar a quantidade de erros versus o domínio. A sensação foi de que o time brasileiro foi melhor se anula com a quantidade de erros nas finalizações, cometidos por Aloísio e Osvaldo, que chegavam sempre em velocidade.

    Ganso e Jadson também apareceram e jogaram bem, na criação ofensiva. Mas, demoraram para se acertar. O time boliviano teve melhor desempenho no começo e pressionou até conseguir marcar seu gol, aos 14min do primeiro tempo, quando Soliz arriscou um chute alto, cruzado, ao gol, e encobriu o goleiro são-paulino, fazendo 1 a 0.

    Criando mais chances, o São Paulo conseguiu empatar no final. Aloísio foi derrubado na área por Cristaldo e sofreu o pênalti. Aos 43min, Rogério Ceni cobrou e fez 1 a 1 --foi o 13º gol do capitão são-paulino na Libertadores que ultrapassou nomes Francescoli e Crespo na artilharia do torneio continental.

    PROBLEMAS

    No segundo tempo, o roteiro foi o mesmo. O time tricolor perdeu chances e, num chute de longe de Cristaldo, aos 20min, o Strongest fez 2 a 1 no placar --Rogério Ceni tocou na bola no salto, mas falhou e não conseguiu evitar que ela entrasse no gol.

    Para complicar, Jadson tomou um cartão amarelo por empurrar o gandula e está suspenso do próximo jogo (foi o terceiro da série). E o meio campo Maicon saiu de campo antes do intervalo por passar mal, devido à altitude. "Senti falta de ar, cansaço", admitiu, à TV Fox Sports. Ficou 15 minutos inalando oxigênio e assistiu o restante do jogo no banco.

    AGENDA

    Antes da decisão continental, o São Paulo volta a jogar pelo Campeonato Paulista, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, fora de casa, no domingo (7 de abril), às 18h30. Os reservas devem ser escalados para esta disputa.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024