• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 19:41:38 -03

    Parte de arquibancada do estádio do Palmeiras cai e mata um funcionário

    FABIO LEITE
    MARCEL RIZZO
    DE SÃO PAULO

    15/04/2013 12h17 - Atualizado às 20h29

    A queda de parte da arquibancada na obra da Arena Palestra, o novo estádio do Palmeiras, na zona oeste de São Paulo, matou na manhã desta segunda-feira um operário e deixou outro ferido.

    Apu Gomes/Folhapress
    Parte da arquibancada da Arena Palestra que desabou nesta segunda-feira
    Parte da arquibancada que desabou nesta segunda-feira

    Segundo a polícia, Carlos de Jesus, 34, morreu ao cair com uma laje após quatro vigas cederem em área na qual estavam sendo construídos camarotes da arena.

    Já o funcionário Crispiniano dos Santos, 22, teve ferimentos leves na cabeça e no punho, após avaliação na Santa Casa de São Paulo, e não corre risco de morrer.

    Os dois eram funcionários da empresa TLMix, prestadora de serviço da construtora WTorre, responsável pela obra, para o fornecimento e montagem dos pré-moldados em concreto.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Três pessoas que estavam na obra já foram ouvidas pela polícia e o laudo da perícia feita no local do acidente deve ser concluído em 30 dias.

    "O laudo vai indicar a provável causa do acidente e as oitivas, os responsáveis por cada pedaço da obra", disse o delegado Marco Aurélio Batista, do 23º DP (Perdizes).

    "O chão tremeu, foi um estrondo", disse um dos funcionários da obra, Rogério Pereira dos Santos, 33.

    Segundo ele, um terceiro operário escapou da queda segundos antes porque deixou a laje para pegar um cabo de aço. Engenheiros da TLMix e da WTorre serão ouvidos nos próximos dias.

    Uma área de 4.800 m² foi interditada pela Defesa Civil por tempo indeterminado. A WTorre informou que deve retomar os trabalhos amanhã --hoje respeitará luto.

    A Defesa Civil descartou, em um primeiro momento, que o acidente tenha relação com o fato de o setor comprometido estar acima daquele que está sendo construído sobre a antiga arquibancada do estádio Palestra Itália.

    O trecho não pôde ser demolido por determinação da Prefeitura de São Paulo porque o clube e a construtora usaram um alvará de reforma, de 2002, para iniciar a obra. Para demolir todo o estádio seria preciso um alvará de construção.

    Em 2011, a WTorre e o Palmeiras receberam promessa do ex-prefeito Gilberto Kassab de que haveria alteração de lei que permitiria a demolição de todo o estádio. Isso não ocorreu e a WTorre está tendo que construir as novas arquibancadas sobre a velha.

    A Folha apurou que isso, além encarecer a obra --o custo total saltou de R$ 300 milhões para R$ 500 milhões--, está atrasando a conclusão. A entrega do estádio, prevista para o final de 2013, pode ficar para maio de 2014.

    Desde 2011, o Ministério Público Estadual tenta embargar a obra por causa da data do alvará. Em fevereiro deste ano, a Justiça determinou que uma perícia fosse feita pelos promotores no estádio, mas um recurso da WTorre impediu a ação.

    Em nota, a construtora informou ter oferecido assistência psicológica e material aos familiares das vítimas e que está colaborando com a polícia, ao lado da TLMix.

    A promotoria disse que vai aguardar a investigação antes de se manifestar

    CONFIRA O COMUNICADO DA WTORRE SOBRE O ACIDENTE

    A WTorre Engenharia e Construção S/A lamenta informar que na manhã desta segunda-feira um acidente nas instalações da Nova Arena Palmeiras causou a morte de um operário vinculado a uma das empresas prestadoras de serviço do empreendimento. Na oportunidade, um outro trabalhador teve escoriações leves e está sob cuidados médicos.

    A WTorre Engenharia e Construção S/A já colocou à disposição dos familiares das vítimas toda a assistência necessária.

    As causas do acidente estão sob investigação, e ainda não é possível apontar os motivos da ocorrência.

    Tão logo tenha informações mais detalhadas sobre o fato, a WTorre Engenharia e Construção S/A vai torná-las disponíveis a opinião pública.

    VÍDEO

    A construção das arquibancadas completou um ano no fim de abril, quando foi divulgado um vídeo (abaixo) em comemoração à data.

    Veja vídeo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024