• Esporte

    Friday, 28-Jun-2024 21:30:12 -03

    Defesa dos 12 corintianos presos aguarda resposta de corte internacional em dez dias

    LUCAS REIS
    DE SÃO PAULO

    18/04/2013 21h02

    A defesa dos 12 torcedores corintianos presos em Oruro, na Bolívia, enviou ontem (17) uma medida cautelar urgente contra as autoridades judiciárias bolivianas à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

    No documento, os advogados detalham todo o episódio, anexam fotos e depoimentos, relatam os supostos maus tratos que os brasileiros têm sofrido na prisão boliviana e apelam à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    "Optamos pela medida cautelar, que é algo pouco usado no Brasil, e geralmente só é usada quando todos os recursos judiciais internos se esgotam", explica a advogada Maristela Basso.

    Por fim, solicitam algumas medidas, como informações sobre as acusações formuladas a cada um deles, que respondam em liberdade na Bolívia ou no Brasil e, em caso negativo, que os presos sejam atendidos por médicos bolivianos e mantidos em alas separadas dos demais presos bolivianos.

    "Não vamos correr o risco de continuar esperando pelos recursos internos. Minha expectativa é que a corta conceda o que estamos pedindo, que se manifeste em até dez dias", afirmou.

    Os 12 brasileiros estão presos desde 20 de fevereiro, acusados pela morte do torcedor Kevin Beltrán Espada.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024