• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 22:17:46 -03

    Corinthians revê Ponte e tenta provar que equipe atual é superior à de 2012

    LUCAS REIS
    DE SÃO PAULO

    28/04/2013 03h50

    O Corinthians tem neste domingo uma boa chance para provar se seu time é tão bom ou melhor do que o de 2012, quando parou no topo do mundo.

    Tite e seus jogadores vão a Campinas, às 16h, enfrentar a Ponte Preta, um resquício encorpado do grupo que os eliminaram nesta mesma fase do Paulista do ano passado em um Pacaembu lotado.

    Qualquer empate leva a decisão das quartas de final aos pênaltis. Diferentemente de 2012, a Ponte é a equipe que fez melhor campanha na primeira etapa e, por isso, serão apenas 2.000 os corintianos no Moisés Lucarelli.

    Fora de casa, sem seu goleiro titular, Cássio, e contra a equipe que só perdeu uma vez no torneio, o Corinthians testa seu poder de fogo às vésperas do reencontro com o Boca Juniors --o time joga hoje e viaja a Buenos Aires amanhã para começar a decidir seu futuro na Libertadores.

    "O Corinthians manteve o mesmo nível na Libertadores [em relação a 2012], mas a equipe precisa crescer. Está em um processo de evolução, oscilando mais no Paulista, ao contrário do Paulista do ano passado", afirma Tite.

    Julia Chequer-26.abr.13/Folhapress
    Tite gesticula durante entrevista
    Tite gesticula durante entrevista

    Para o treinador, o time de agora ainda não é o ideal. E elenca os motivos: a reapresentação tardia das férias pós-Mundial do Japão, as recorrentes lesões, o encaixe de novas peças --e todo o cuidado com Pato, hoje novamente no banco--, o calendário apertado e a morte do boliviano Kevin Espada.

    O time fez um ponto a menos na primeira fase da Libertadores em relação ao ano passado e, após dobrar o números de empates (8 a 4), terminou a primeira fase do Estadual em quinto lugar --em 2012, foi o líder.

    "Em termos de desempenho, na Libertadores temos mantido o mesmo nível. Era onde eu imaginava estar. No Paulista, menos", diz o técnico, sobre o patamar atual.

    A equipe mudou pouco, mas o desempenho melhorou em boa parte dos fundamentos do 20 times do Estadual analisados pelo Datafolha.

    O Corinthians, comparado com o seu próprio desempenho na primeira fase do Paulista passado, troca mais passes, sofre menos finalizações, desarma mais, dribla mais e até marca mais gols.

    "Vou ser repetitivo, mas nós somos a equipe que mais usou atletas em todo o campeonato. Para ser o primeiro [do grupo] na Libertadores, tinha que pagar um preço", diz Tite. A evolução que ele projeta passa, principalmente, por peças que voltarão.

    Cássio retorna ao gol na quarta, contra o Boca. No dia 15, no jogo de volta, é Renato Augusto quem deve voltar.

    "O maior problema em relação ao ano passado são as lesões. Por mais cuidados que tivemos, perdemos jogadores importantes", diz o treinador.

    E ainda há Pato, a milionária contratação, que tem ficado no banco de reservas por pura opção técnica de Tite.

    "As oportunidades sempre surgem. Pato não teve sequência, parou, está buscando retornar. Emerson estava mal, agora está bem", diz.

    Uma eliminação, afirma o técnico corintiano, não pode afetar a sequência da equipe.

    "Se perder, vai ter que reagir logo. Mas, emocionalmente, o time está forte."

    FICHA TÉCNICA

    Ponte Preta: Edson Bastos; Artur, Cléber, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Bruno Silva, Cicinho e Chiquinho; Rildo e William. Técnico: Guto Ferreira.

    Corinthians: Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson e Guerrero. Técnico: Tite.

    NA TV
    Ponte Preta x Corinthians
    Band e Globo (para SP), 16h

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024