• Esporte

    Monday, 06-May-2024 00:31:56 -03

    Nos pênaltis, Santos bate Palmeiras e avança às semifinais do Paulista

    VINÍCIUS BACELAR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/04/2013 18h33

    Depois de ceder um empate por 1 a 1 para o Palmeiras no tempo normal, o Santos superou o rival nas cobranças de pênaltis por 4 a 2, neste sábado, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

    Agora, a equipe da Baixada Santista espera Mogi ou Botafogo-SP nas semifinais. Esta é a quinta vez consecutiva que o time alvinegro chega a esta fase do Estadual. O time ainda pode alcançar o inédito tetracampeonato.

    Durante o tempo regulamentar, Cícero abriu o placar para os mandantes aos 12min do primeiro tempo. O palmeirense Kleber, que entrou na volta para a etapa final, empatou o duelo aos 38min.

    Nas cobranças de pênaltis, o goleiro santista Rafael pegou as batidas de Kleber e Leandro. Apenas Souza e Weseley acertaram para o Palmeiras.

    Depois de converter sua cobrança, Wesley provocou a torcida e recebeu o cartão amarelo. Ele foi revelado na Vila. Miralles, Montillo, Cícero e Renê Jr fizeram os gols santistas nos penais. Neymar nem precisou cobrar.

    O JOGO
    Armadas no 4-4-2, as duas equipes entraram não gramado da Vila em ritmos diferentes. O Palmeiras começou pressionado e assustou em duas chegadas do atacante Leandro.

    Na primeira oportunidade, ele driblou Neymar e arriscou de fora da área. Rafael espalmou lateralmente para evitar o gol palmeirense. Depois, o jogador desviou um cruzamento de Charles e a bola passou rente à trave esquerda santista.

    O Santos acordou aos 12min, quando Arouca desceu pela direita e cruzou fechado. Bruno cedeu o escanteio para o rival. Na cobrança, a bola sobrou para Neymar. O atacante finalizou cruzado e Cícero desviou na pequena área para fazer 1 a 0.

    Depois do gol, o time da baixada cresceu no confronto. Neymar levou vantagem sobre Ayrton e Henrique pela esquerda e procurou André. Marcelo Oliveira chegou antes do que o centroavante e evitou que o Santos ampliasse o placar.

    Aos 30min, Henrique fez um gol contra, mas o árbitro Guilherme Ceretta assinalou falta de Neymar no zagueiro palmeirense e anulou o tento.

    Os mandantes ainda tiveram mais duas boas chances para marcar o segundo gol. O zagueiro Edu Dracena dominou na entrada da área e encheu o pé. Bruno deu um leve desvio para a bola explodir no travessão. Aos 41min, Neymar fez o goleiro palmeirense trabalhar novamente em uma cobrança de falta.

    No segundo tempo, Kleina desfez o 4-4-2 para armar o Palmeiras no 4-3-3. O atacante Kleber entrou no lugar do meia Léo Gago.

    A equipe alviverde retornou com mais gás, porém esbarrava na marcação santista. Aos 11min, o Santos quase ampliou a vantagem em um lance polêmico.

    Montillo foi acionado em impedimento, correu em direção da bola e desistiu no meio do caminho. Cícero disparou em posição regular e serviu Neymar. Livre na área, o atacante chutou em cima do goleiro Bruno. Os jogadores palmeirenses reclamaram com a arbitragem.

    O Palmeiras respondeu com um avanço de Leandro. Ele recebeu na área, driblou Rafael e Léo salvou o time alvinegro do empate. Depois, Vinícius arriscou com perigo e a bola saiu à direita do gol adversário.

    Muricy fez duas alterações no Santos. Saíram Alan Santos e André para as entradas de Neto e Miralles. Kleina queimou as mudanças que restavam. Souza e Maikon Leite substituíram Márcio Araújo e Vinícius.

    Aos 23min, Neymar desperdiçou mais uma chance. Cícero o deixou livre novamente e o camisa 11 errou o toque por cobertura sobre o goleiro Bruno. A saiu por cima da meta.

    Onze minutos depois, ele perdeu outra oportunidade. Com liberdade pela esquerda, Neymar invadiu a área e Bruno salvou o segundo gol. No rebote, Maurício Ramos travou Miralles.

    Já no fim do duelo, Marcos Assunção entrou na vaga de Arouca. Logo após a mudança, Souza driblou Renê Jr. e cruzou na cabeça de Kleber. O atacante testou livre e empatou o duelo. Foi seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras.

    Aos 43min, Neymar quase recolocou os mandantes em vantagem. Em sua jogada característica, ele bateu colocado e viu a bola sair por pouco. No último lance, o atacante tentou o desempate, mas parou no goleiro Bruno de novo. Assim, a decisão do semifinalista foi para os pênaltis. Melhor para o Santos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024