• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 04:15:31 -03

    Rio de Janeiro

    Defensoria pede tombamento de estádio de atletismo e parque aquático no Maracanã

    DIANA BRITO
    DO RIO

    02/05/2013 13h25

    O defensor público federal André Ordacgy requisitou ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na última terça-feira (30), o tombamento do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do Parque Aquático Julio Delamare, no Maracanã, zona norte do Rio.

    "Requeri o tombamento considerando a relevância para o esporte nacional e até internacional desses parques esportivos", afirmou o defensor à Folha.

    O projeto de privatização da administração do Maracanã prevê a derrubada das duas instalações. A defensoria disse que tomou ciência, pelo noticiário, de que o Iphan-RJ havia autorizado as demolições.

    O requerimento encaminhado ao Iphan diz que "não há dúvidas de que eventual demolição do Estádio Célio de Barros (1954) e do Parque Aquático Julio Delamare (1978) apagará uma parte importante da história do atletismo nacional".

    "Fundado em 1954, o Célio de Barros possui a primeira pista oficial de 400 metros do Brasil e a primeira de material sintético da América Latina, tendo sido palco de treinamentos e de competições esportivas nacionais e internacionais para consagração de atletas renomados como Adhemar Ferreira da Silva, João do Pulo, Joaquim Cruz, Robson Caetano, Zequinha Barbosa, Nelson Prudêncio e outros", diz o documento.

    "O Parque Aquático Júlio Delamare também já recebeu grandes nomes da natação brasileira, tais como Gustavo Borges, Thiago Pereira e Cesar Cielo, além de investimentos de R$ 10 milhões na reforma para o Pan-Americano de 2007", afirma.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024