• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 01:44:05 -03

    Confronto deixa 20 santistas e 13 policias feridos; três torcedores são detidos

    ALESSANDRO DA MATA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    19/05/2013 16h17 - Atualizado às 19h53

    Pelo menos 20 torcedores do Santos e 13 policiais ficaram feridos após um confronto na tarde deste de domingo, na avenida Princesa Isabel, principal acesso à Vila Belmiro, em Santos. Três pessoas foram detidas, sendo uma deles adolescente.

    O confronto foi antes do jogo entre Santos e Corinthians, pela final do Campeonato Paulista. O time da capital paulista sagrou-se campeão, após o 1 a 1.

    A confusão começou cerca de meia hora para o apito inicial, quando integrantes da Torcida Jovem apareceram nas imediações de um bar com uma bandeira do Corinthians, exibindo-a como se fosse um troféu tomado de aficionados rivais.

    O grupo ameaçou queimá-la. Policiais militares interviram e o tumulto começou. Grades de separação para a entrada no estádio foram derrubadas na correria. Ambulantes tiveram parte de seus produtos alimentícios derrubados.

    Os torcedores usaram pedras, pedaços de pau e rojões no confronto. Os policiais utilizaram balas de borracha e bombas de efeito moral. Moradores do entorno e o público em geral ficaram desorientados, sem saber aonde ir.

    No conflito, um santista ficou com o rosto sangrando e outro acabou desacordado. Este foi acudido pelos torcedores mais próximos, sendo levado para uma ambulância.

    Funcionários do serviço médico que prestaram os primeiros socorros não informaram à Folha qual o estado de saúde dos torcedores.

    A reportagem esteve na Santa Casa, em Santos, onde obteve a informação de que pelo menos 20 torcedores envolvidos na confusão deram entrada no pronto socorro.

    Um policial militar teve os dentes quebrados após ser atingido por uma pedrada. O tenente coronel José Balestiero Filho ficou com ferimentos no rosto por conta de estilhaços provenientes da explosão de um rojão.

    DETIDOS

    Segundo a delegada Margarete Barreto, da Polícia Civil, os dois torcedores maiores de idade detidos foram autuados em flagrante por incitação à violência.

    O juiz do Jecrim (Juizado Especial Criminal) Eduardo Calvert, determinou a punição deles pelo crime de pequeno porte, conforme o artigo 41 do Estatuto do Torcedor. Assim, eles assinaram um termo se responsabilizando a pagar uma multa de um salário mínimo. E não poderão entrar em um estádio pelos próximos seis meses.

    O terceiro torcedor, com menos de 18 anos, recebeu orientação conforme previsto no Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024