• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 04:02:18 -03

    Neymar brilha em meio a naufrágio coletivo do Santos

    DE SÃO PAULO

    21/05/2013 03h05

    No ano em que fracassou na busca pelo inédito tetra santista, teve atuações pouco consistentes e foi vaiado na Vila Belmiro, Neymar ainda conseguiu ser um dos destaques individuais do Paulista, segundo dados do Datafolha.

    Evidenciando a conhecida dependência do seu principal nome, o Santos --diferentemente dos rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo-- não se destacou em nenhum fundamento coletivo, enquanto seu astro foi o líder em sete fundamentos individuais.

    Quatro deles demonstram o quanto Neymar foi importante para o Santos alcançar a quinta final seguida. Foi o artilheiro (12 gols), o líder em assistências (sete), o rei dos dribles e o mais caçado.

    Neymar marcou menos gols do que no ano passado, mas ainda assim respondeu por 30% dos gols santistas. Foi responsável também por 73% dos pontos conquistados na soma de todas as fases (42), mas não escapou das críticas ao longo da disputa.

    O Datafolha informa que acompanha integralmente o campeonato, mas mantém a base estatística mínima de alguns clubes para a possibilidade de leitura adequada dos fundamentos.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Clique na imagem para saber mais dados do Datafolha sobre o Campeonato Paulista
    Clique na imagem para saber mais dados do Datafolha sobre o Campeonato Paulista

    A mais marcante foi em 28 de março, quando completou seu quarto jogo sem anotar gols e foi vaiado pela torcida santista no empate com o Mogi Mirim, na Vila Belmiro.

    Seus altos e baixos no ano ocorreram em meio a especulações sobre o futuro de Neymar, aumentando as especulações em torno da sua saída.

    O comitê gestor santista irá se reunir amanhã para estudar propostas. Os cartolas admitem negociá-lo na janela de transferência para não perder dinheiro --Neymar poderá assinar um pré-contrato com outra equipe seis meses antes do fim do acordo atual sem retorno financeiro para seus investidores.

    O estafe de Neymar diz que só tratará com outro clube com ordem do Santos. Até isso acontecer, ele cumprirá o contrato até julho de 2014.

    O Santos já recusou oferta de cerca de R$ 47 milhões do Barcelona. O valor é inferior à multa rescisória estipulada no contrato (R$ 170 milhões).

    Pessoas ligadas à diretoria apontam que, para manter, Neymar é preciso investir num time com estrelas e dividir a responsabilidade. Nas campanhas do tricampeonato estadual, Neymar teve como parceiros Ganso, Robinho e Elano.

    Neste ano, o time foi reformulado. O principal reforço foi o meia Montillo, mas o plano não funcionou. O argentino não se destacou ao longo do campeonato e ficou fora da final, machucado.

    TORNEIO TEM QUEDA DE GOLS

    Não foi apenas Neymar que anotou menos gols na edição deste ano do Paulista (12 contra 20). Os outros competidores também foram menos precisos.

    O Paulista-13 ficou 63 gols distante da marca da edição passada. O Corinthians, atual campeão, fez 38 tentos. Em 2012, o Santos, dono da taça, anotou 58 vezes. O melhor ataque foi o Mogi Mirim, dono de 43 gols.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024