• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 10:56:32 -03

    Título do Paulista consagra 'cuca fresca' da era Tite

    LUCAS REIS
    DE SÃO PAULO

    21/05/2013 03h25

    O Corinthians tinha várias razões para perder a cabeça nos últimos dias, diz Tite. Mas controlou os nervos para ser campeão paulista. Segundo o técnico, esse foi o principal trunfo do 27º título do clube.

    Apenas um time conseguiu terminar o campeonato sem receber uma expulsão sequer: justamente o campeão.

    Pela terceira edição seguida, deve ganhar o troféu "fair play" da federação paulista.

    "[O time] não apelou em nenhum momento, tem o melhor jogador brasileiro do outro lado, o Neymar. E em nenhum lance faltou lealdade", disse Tite, anteontem, ainda no gramado da Vila Belmiro.

    O Datafolha mostra que manter a cabeça no lugar é um das grandes qualidades dessa segunda "era Tite", que soma quatro títulos: Paulista (2013), Brasileiro (2011), Libertadores e Mundial (2012).

    Desde outubro de 2010, quando Tite retornou ao Brasil, o Corinthians está sempre entre as equipes que mais apanham, mais desarmam o adversário e menos batem.

    Neste Estadual, recebeu em média 20,2 faltas por partida, o maior índice do torneio. E, apesar de liderar o ranking de desarmes, o Corinthians, ao lado do Santos, foi o que menos bateu: 14,5 faltas cometidas, em média.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Clique na imagem para saber mais dados do Datafolha sobre o Campeonato Paulista
    Clique na imagem para saber mais dados do Datafolha sobre o Campeonato Paulista

    Nos últimos três Paulistas, o Corinthians foi a equipe que mais desarmou e sempre esteve entre os times que menos faltas cometeram e menos cartões receberam.

    "Procuramos sempre a mensagem de ser melhor, mas com lealdade, e, em termos táticos, ter uma equipe coesa", disse o treinador.

    De acordo com Tite, depois da atuação do juiz Carlos Amarilla, na eliminação frente ao Boca Juniors, seria até compreensível que os jogadores se descontrolassem.

    "Imagina o que é recuperar isso, em sete dias fazer três jogos, pegar o Santos, que descansou no meio da semana e ficar seis dias concentrados. Fomos buscar essa força no fundo da alma e ter essa condição física".

    Emocionalmente, o título traz tranquilidade para o início do Brasileiro, no sábado, contra o Botafogo. "A bola segue, o Corinthians precisa melhorar sempre, contratar jogadores, qualificar profissionais, recarregar a bateria e ir em frente", afirmou Tite.

    O Datafolha informa que acompanha integralmente o campeonato, mas mantém a base estatística mínima de alguns clubes para a possibilidade de leitura adequada dos fundamentos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024