• Esporte

    Friday, 03-May-2024 09:29:05 -03

    Formato da Série B e rivais deixam vida mais fácil do Palmeiras do que há dez anos

    FABIO LEITE
    DE SÃO PAULO

    24/05/2013 03h10

    Além do status de "estrela solitária", o Palmeiras terá nesta segunda passagem pela Série B vida mais fácil do que há dez anos para tentar voltar à elite do futebol brasileiro em 2014, quando comemora seu centenário.

    O torneio que começa nesta sexta-feira com quatro partidas, a partir das 19h30, tem apenas dois campeões regionais entre os 20 clubes que lutarão pelas quatro vagas de acesso. São eles: Ceará e Paysandu.

    A lista inclui quatro vice-campeões estaduais (América-RN, Atlético-GO, Chapecoense e Sport), mas está recheada de equipes que sequer chegaram às finais, como o próprio Palmeiras.

    Além disso, há dois que disputarão a Série A2 do Paulista em 2014: o rebaixado São Caetano e o Guaratinguetá, que não subiu este ano. Outro adversário local, o Oeste, escapou por pouco --16º.

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Gilson Kleina posa para foto no CT do Palmeiras
    Gilson Kleina posa para foto no CT do Palmeiras

    Mesmo assim, o técnico Gilson Kleina prevê dificuldades na trajetória palmeirense e lista mais da metade da tabela como principais adversários da Série B.

    "Todas as equipes que caíram, Sport, Figueirense, Atlético-GO, têm totais condições de retornar. Colocaria na lista equipes que têm tradição de Série B, como Paraná, Avaí, e o próprio Ceará", disse o treinador palmeirense.

    Kleina também chamou atenção para o Joinville, que não chegou às finais do Catarinense, mas vendeu caro a classificação do Santos na Copa do Brasil anteontem, e para possíveis surpresas.

    "A gente sempre vê uma equipe que não tem tradição e faz grande campanha. No ano em que estive com a Ponte Preta [2011], foi o Boa. De repente, este ano pode ser a Chapecoense", afirmou.

    Em 2003, quando disputou a Série B pela primeira vez, o Palmeiras dividiu os holofotes com o Botafogo e enfrentou quatro campeões estaduais daquele ano.

    Além disso, apenas dois times subiam num sistema de disputa eliminatório. Só a partir de 2006 é que foi estabelecido o acesso de quatro times com o formato de pontos corridos.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024