• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 22:42:53 -03

    Última goleada gerou pior jejum no Brasileiro para o Santos e queda de técnico

    DE SÃO PAULO

    06/08/2013 12h00

    Após ser goleado pelo Barcelona por 8 a 0 na última sexta-feira, o Santos tentará colocar a casa em ordem no clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro, nesta quarta, no primeiro jogo após a viagem para a Espanha.

    A última vez que o sofreu mais de cinco gols foi em novembro de 2005, quando o time alvinegro perdeu para o Corinthians por 7 a 1, no Pacaembu, pelo Brasileiro.

    A equipe era treinada por Nelsinho Baptista e tinha jogadores como o lateral Kléber, o volante Fabinho, os meias Giovanni e Ricardinho e o atacante Luizão.

    Aquele foi o terceiro revés consecutivo santista no Brasileiro-2005 e levantou a suspeita de que os jogadores tivessem boicotado o treinador após ele ter dispensado quatro atletas -o lateral Flávio, o volante Bóvio, o meia Léo Lima e o atacante Diego.

    Fernando Santos - 14.out.05/Folhapress
    Serginho Chulapa e Nelsinho Baptista conversam durante treino do Santos, em 2005
    Serginho Chulapa e Nelsinho Baptista conversam durante treino do Santos, em 2005

    "Quem levantou a hipótese de boicote não conhece o grupo. O que ocorreu em campo foi lamentável, mas não teve relação com as dispensas", disse Ricardinho na época.

    A situação santista não melhorou na rodada seguinte. A equipe foi goleada pelo Internacional por 4 a 0, em São Caetano do Sul, e registrou a pior sequência de derrotas no Brasileiro -quatro, considerando as edições a partir de 1971.

    Além disso, matematicamente deu adeus a chance de classificação para a Libertadores.

    Nelsinho culpou o trabalho feito pelo treinador anterior --Gallo. "O trabalho feito aqui foi horrível. Estou tentado consertar, mas está muito difícil", disse na época.

    A sequência de derrotas foi interrompida com o empate sem gols com o Paraná, no Pacaembu, na rodada seguinte. Mas as polêmicas não acabaram.

    Nelsinho barrou o ídolo Giovanni e colocou o astro no banco de reservas. No jogo seguinte --revés para o Brasiliense por 1 a 0-- o técnico foi demitido, Serginho Chulapa assumiu interinamente para cumprir tabela nos dois últimos jogos.

    O Santos venceu o Botafogo por 2 a 1, na Vila Belmiro, e perdeu para o Figueirense por 3 a 1, no Orlando Scarpelli, pelo Brasileiro e ficou em décimo.

    Agora o jogo contra o Corinthians é válido pela 12ª rodada do Brasileiro. O time alvinegro tem 12 pontos e está perto da zona de rebaixamento.

    Barcelona x Santos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024