• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 17:27:39 -03

    Beijo de Emerson gera reações iradas nas redes sociais

    DIEGO IWATA LIMA
    DE SÃO PAULO

    20/08/2013 03h16

    O Corinthians venceu o Coritiba por 1 a 0 no domingo e voltou ao G4 do Brasileiro. Mas o assunto mais comentado do mundo esportivo paulista, desde a noite de domingo, é o atacante Emerson --e não por seu desempenho dentro de campo.

    O camisa 11 do Corinthians, que tem namorada, dois filhos e se declara heterossexual, virou notícia por ter postado uma foto em seu perfil no Instagram. A imagem mostrava ele dando um selinho no amigo Isaac Azar, dono do restaurante Paris 6, em São Paulo, onde o jogador esteve após a partida.

    "Quisemos mostrar que não é preciso ser homossexual para lutar contra a homofobia", disse Azar sobre o beijo à coluna Monica Bergamo.

    Na legenda da foto, Emerson escreveu que era preciso valentia para comemorar uma vitória assim "sem medo do que os preconceituosos vão dizer".

    A reação foi enfática.

    Ao longo de todo o dia de ontem, Emerson esteve nos trending topics da rede social Twitter. A maior parte das opiniões era contrária à atitude dele. A hashtag #ForaSheik teve forte adesão.

    Houve também quem fizesse piada questionando a orientação sexual do jogador. E, em número muito reduzido, e na maior parte mulheres, aqueles que o apoiaram.

    Após o treino da manhã de ontem, cinco membros da uniformizada Camisa 12 estiveram na porta do CT corintiano com faixas que condenavam a atitude de Emerson.

    "Aqui é lugar de homem" e "Viado, não", estampavam as faixas. Segundo os manifestantes, a torcida vai "infernizar" a vida de Emerson até que ele se retrate. "Logo, serão 300 manifestantes", disse Felipe de Oliveira, um dos diretores da torcida.

    "Não é que a gente bate em quem é gay, mas ele que fique na dele. Vai postar foto agora?", disse Oliveira.

    "BABACA"

    Ontem, no programa "Os Donos da Bola", da TV Bandeirantes, o jogador classificou de "preconceito babaca" a opinião de quem o criticou e disse que não quis ofender ninguém com seu gesto.

    E o que diz o Corinthians?

    O diretor de futebol Roberto de Andrade afirmou que o clube não tem que se manifestar sobre assunto.

    Mas o dirigente não omite sua opinião pessoal. "Uma parte não gostou, mas a outra ala [os gays] pode ter achado lindo", diz. "Para um viado, uma foto de um homem beijando uma mulher também pode ser ofensiva. Se alguém posta uma foto dessa, tem de se retratar depois?", indaga o dirigente.

    Para o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transgêneros, Beto de Jesus, Emerson merece aplausos.

    "Não o conheço, mas tiro meu chapéu pelo gesto contra o preconceito."

    Rodrigo Gazzanel/Futura Press/Folhapress
    Torcida do Corinthians protesta na porta do CT Joaquim Grava contra selinho de Emerson em amigo
    Torcida do Corinthians protesta na porta do CT Joaquim Grava contra selinho de Emerson em amigo
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024