• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 20:39:04 -03

    Torcedores da Gaviões são detidos após briga no Mané Garrincha

    MATHEUS LEITÃO
    DE BRASÍLIA

    25/08/2013 20h02

    Quatro torcedores da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, foram detidos em Brasília, neste domingo, após confusão no intervalo do jogo contra o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonado Brasileiro.

    Os torcedores foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia no Distrito Federal e liberados em seguida. Eles são dirigentes da torcida --dois de São Paulo e dois de Brasília.

    Será aberto agora um inquérito para investigar os crimes de tumulto, previsto no Estatuto do Torcedor, desacato e lesão corporal. A investigação deve durar 30 dias e serão utilizadas as câmeras de vídeo do estádio.

    A briga ocorreu no intervalo do jogo quando o efetivo da polícia militar do DF, que fazia a divisão da arquibancada, não conseguiu conter a invasão de torcedores da Gaviões na área destinada a torcedores do Vasco.

    Com a chegada de mais policiais --e o uso de gás de pimenta-- os torcedores do Corinthians voltaram ao local de origem.

    "Você combina uma coisa com a torcida organizada e espera que eles irão cumprir. Cada jogo de futebol é uma experiência para nós em Brasília. Poderemos adotar a divisão de barreiras nos próximos jogos", afirmou o subsecretário de segurança do Distrito Federal, coronel Paulo Roberto Oliveira.

    Segundo Oliveira, três policiais foram feridos levemente no confronto. Um deles, Gervaci Bacelar, disse à Folha ter sofrido um chute no rosto, dado por um torcedor do Corinthians.

    "Chutaram o meu rosto enquanto tentava separar a briga", afirmou. Segundo Bacelar, um outro policial foi ferido com um golpe de cassetete na cabeça. O equipamento de segurança, de uso da policia, havia sido roubado durante a confusão, de acordo com ele.

    O Corpo de Bombeiros confirmou o atendimento a dois torcedores por conta dos confrontos entre as torcidas. Larissa Jaquelina Portugal, 18, torcedora do Corinthians, foi levada para o hospital por ter alergia ao gás de pimenta.

    "Estávamos perto da divisão da torcida quando começou a confusão. Acabos sofrendo com o gás", afirmou Kaio Neves, 24, namorada de Larissa.

    De acordo com a polícia, torcedores da Gaviões da Fiel tentaram saquear um supermercado em Taguatinga, cidade satélite próxima a Brasília, antes do jogo. Nenhum torcedor foi preso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024