• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 13:44:59 -03

    Após briga de torcedores, Corinthians e Vasco podem jogar com portões fechados

    DIEGO IWATA LIMA
    DE SÃO PAULO

    27/08/2013 03h35

    Vasco e Corinthians, cujas torcidas se envolveram em confusão no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, no último domingo, podem reinaugurar no Brasileiro deste ano os jogos em estádios com portões fechados.

    A medida é defendida por Flávio Zveiter e Paulo Schmitt, presidente e procurador do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que estudam maneiras de sugerir a inclusão da pena no Código Brasileiro de Justiça Desportiva para punir os clubes por brigas e outros incidentes.

    No domingo, torcedores do Corinthians invadiram um setor do estádio reservado aos vascaínos, a Polícia Militar interveio e houve tumulto. O mando do jogo era do Vasco.

    A pena de jogar com portões fechados era aplicada com frequência no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, mas foi extinta na mais recente versão do CBJD, de dezembro de 2009.

    Zveiter e Schmitt não descartam sugerir ao Ministério do Esporte que a punição possa ser adotada imediatamente, em caráter emergencial, antes da revisão do CBJD, para cenas como a de domingo.

    "A medida é preventiva", diz Zveiter. "O jogo do último domingo deixou bem claro que tragédias podem acontecer se a sensação de impunidade prevalecer. Não precisamos esperar por elas."

    Vasco e Corinthians vão ser denunciados, até o fim da semana, com base no artigo 213 do CBJD, que prevê pena de perda de um a dez mandos, além de multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil.

    "Está bem claro que punir clubes com jogos a 100 km de sua sede tornou-se uma medida inócua", afirma Schmitt. "Pedagogicamente falando, no que diz respeito a conscientizar torcedores, nem a perda de mando, muito menos as multas, estão funcionando", completa Zveiter.

    Mandar jogos fora de casa em sido comum este ano no Brasileiro, principalmente pelos clubes do Rio. O Mané Garrincha fica a mais de 1.300 km da sede do Vasco, no Rio.

    "Para clubes com torcida em todo o Brasil, a pena tem pouco efeito", diz Zveiter. "Um jogo de alguns clubes de São Paulo e do Rio no Nordeste pode até atrair mais público do que se fosse disputado em casa", acredita o presidente da corte desportiva.

    ARENAS NOVAS

    Outro problema apontado pela dupla diz respeito à arquitetura dos estádios que estão sendo construídos ou remodelados para a Copa do Mundo de 2014 --caso do próprio Mané Garrincha.

    "Ao que me parece, os novos estádios dificultam separar as torcidas, algo que, claramente, terá de continuar a ser feito", afirma Zveiter.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024