• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 16:17:57 -03

    Com um a menos, São Paulo vence Náutico e ganha fôlego para sair da zona da degola

    DE SÃO PAULO

    03/09/2013 22h58

    Em partida atrasada da décima rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo venceu o Náutico por 1 a 0, na Arena Pernambuco, nesta terça-feira.

    O gol da vitória foi marcado pelo atacante Aloísio aos 27 min do segundo tempo. O time jogou parte da etapa final com um homem a menos. O zagueiro Antônio Carlos foi expulso aos 15 min ao derrubar o atacante Rogério próximo à área.

    A equipe são-paulina chegou a sua quinta partida invicta, com duas vitórias e três empates. O resultado levou o clube aos 18 pontos, na 17ª colocação, com a mesma pontuação do Fluminense, o primeiro fora da zona do rebaixamento. No entanto, os cariocas têm uma vitória a mais (cinco contra quatro dos paulistas).

    O clube do Morumbi poderá sair da zona da degola na próxima quinta-feira. Para isto, basta vencer o Criciúma, no Morumbi, às 21h. A vitória faria o São Paulo ultrapassar os catarinenses, que possuem 20 pontos.

    Sem vencer há sete rodadas, o Náutico permanece na lanterna da competição com oito pontos. Na quinta-feira, o time recebe o Vasco.

    Remarcado para esta terça, o jogo entre paulistas e pernambucanos não ocorreu no dia 31 de julho (data em que estava previamente marcado) devido à viagem do clube tricolor para a Europa e Ásia, para as disputas da Copa Audi, Eusébio e Suruga.

    Veja vídeo

    O JOGO

    O técnico Jorginho, ex-Portuguesa, colocou o time com três volantes para conter os homens de frente do time tricolor. Impedido de atuar por pertencer ao São Paulo, o zagueiro João Filipe foi substituído por William Alves.

    Já São Paulo não contou com Jadson, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último domingo. O volante Fabrício foi poupado e ficou no banco. Em seu lugar entrou Rodrigo Caio, Paulo Miranda foi para a zaga. Na frente, Luis Fabiano voltou após cumprir suspensão.

    A partida foi bastante fraca tecnicamente na primeira etapa. A má posição na tabela refletiu dentro de campo e as duas equipes erraram muitos passes e sofreram para articular jogadas ofensivas.

    No entanto, os donos da casa começaram mais dispostos. Com uma marcação pressão, dificultaram a saída de bola da defesa são-paulina, que lançava bolas para o ataque, sem passar pelo meio de campo.

    Com Ganso sumido, a bola não chegou ao ataque e Luis Fabiano foi pouco acionado. Tiago Real teve uma chance aos 12 min, mas parou nas mãos de Rogério Ceni.

    Da metade para o final da primeira etapa, o clube do Morumbi conseguiu acertar a marcação e melhorou a troca de passes no meio, facilitado pela diminuição da pressão pernambucana na sua defesa.

    Os são-paulinos passaram a ocupar o setor ofensivo e levaram perigo em cruzamentos de fora da área e chutes de longa distância. Lucas Evangelista foi para a esquerda e fez com Reinaldo a dobradinha esperada, e não proveitosa, de Osvaldo e Douglas pela direita.

    Aos 36 min, um lance polêmico. Ganso recebeu a bola no meio, fez a proteção e tocou para a frente. Luis Fabiano e Rodrigo Caio estavam no lance. O atacante pegou a bola e tocou na saída do goleiro, mas o árbitro gaúcho Leandro Vuaden invalidou o lance atendendo ao seu assistente Marcelo Bertanha Barison que levantou a bandeira. No entanto, apenas o volante --que não ficou com a bola-- estava adiantado. O camisa 9 são-paulino tinha condição de jogo.

    Após o intervalo, o técnico Paulo Autuori deixou seu time mais ofensivo com as entradas de Aloísio e Negueba nas vagas de Osvaldo e Lucas Evangelista. Já Jorginho abriu mão dos três volantes e colocou o atacante Rogério.

    A entrada do atacante no clube pernambucano desmontou o sistema defensivo são-paulino, que deixou muitos espaços atrás, especialmente no setor do Reinaldo, que teve que cuidar do atacante e do lateral Auremir.

    Aos 15 min, Rogério foi lançado no ataque e, para evitar que o rival marcasse o gol, Antônio Carlos fez falta dura e recebeu o cartão vermelho direto.

    A expulsão aumentou ainda mais o abismo entre as duas equipes e os pernambucanos passaram a dominar amplamente a partida.

    Para tentar melhorar a marcação, Ganso saiu para a entrada de Maicon aos 19 min. O São Paulo se retraiu e buscou alguma oportunidade em contra-ataque.

    E apesar do domínio pernambucano, o São Paulo abriu o placar aos 27 min em um contragolpe. Reinaldo tabelou com Maicon e partiu para a linha de fundo. O lateral cruzou a bola na pequena área e Aloísio apareceu atrás da zaga para tocar no canto esquerdo de Ricardo Berna.

    Dois minutos depois, o time tricolor contou com a sorte. Jones Carioca cobrou escanteio e Olivera cabeceou no canto esquerdo. A bola bateu na trave e correu por toda a linha da meta de Ceni até a zaga afastar o perigo.

    O Náutico partiu inteiro para o ataque e levou perigo principalmente com cruzamentos na área. O São Paulo se segurou como pode na defesa e conseguiu rebater a maioria das jogadas e segurar a vitória fora de casa.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024