• Esporte

    Saturday, 20-Apr-2024 04:32:20 -03

    Jogos islâmicos começam em meio à polêmica por trajes femininos

    DA FRANCE PRESSE

    20/09/2013 11h30

    Os Jogos Olímpicos de solidariedade islâmica começam no domingo na Indonésia, após uma preparação caótica e em meio a uma polêmica nas provas femininas, com vestimentas consideradas muito atrevidas por países conservadores.

    Alguns dos 44 países participantes, em particular Arábia Saudita e Irã, exigiram que as participantes femininas estejam cobertas nas provas de vôlei de praia, atletismo e natação.

    Mas os organizadores não quiseram ceder e mantiveram a livre decisão para as atletas no conjunto das provas, incluindo a natação.

    "Se alguns países não quiserem utilizar o traje de banho, isso não é um problema, mas se outros quiserem, nós permitiremos", indicou à AFP Djoko Pramono, membro do comitê de organização.

    AFP
    Jogos Islâmicos da Solidariedade começam neste domingo na Indonésia
    Jogos Olímpicos de solidariedade islâmica começam neste domingo na Indonésia

    Alguns países pediram, em vão, que as provas femininas não sejam disputadas ao mesmo tempo que as masculinas, disse Pramono.

    Cerca de 5.000 atletas devem participar na terceira edição destes Jogos que acontecem entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro.

    Inicialmente previstos para junho na ilha de Sumatra (noroeste), foram adiados para outubro na capital Jacarta devido à irritação das empresas terceirizadas encarregadas de construir o principal estádio, que exigiam pagamentos atrasados.

    Depois, a apenas dois meses de sua disputa, os Jogos foram adiados novamente, desta vez a Palembang, na ilha de Sumatra, cidade famosa pela má organização dos Jogos do Sudeste Asiático em 2011.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024