• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 22:39:44 -03

    Com Cícero de volta, Santos pega o Náutico e tenta se aproximar do G-4

    MARINA GALEANO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    25/09/2013 03h56

    Dos 22 jogos do Santos no Campeonato Brasileiro, o meia Cícero ficou fora de apenas um -contra o Criciúma, no domingo passado, quando cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Hoje, às 21h, diante do Náutico, em partida válida pela 11ª rodada, o jogador, descansado a contragosto, retorna ao meio de campo para tentar ajudar o time alvinegro a chegar à quinta colocação da tabela.

    "É muito ruim [ficar fora]. Às vezes, mesmo cansado de jogar direto, você fica pensando que poderia estar ali de novo. Agora posso retornar para ajudar o time, e vamos ver se conseguimos dar sequência aos bons resultados", disse o atleta à Folha.

    Artilheiro do Santos na temporada com 15 gols, Cícero, elogiado pelo técnico Claudinei Oliveira, também é o jogador que mais vestiu a camisa alvinegra em 2013 -foram 52 jogos entre os 55 que o clube disputou. "Fico feliz por sentir que estou sendo útil para a equipe. Estou correndo, fazendo gols, participando de jogadas, tentando organizar o meio-campo."

    Depois das saídas de Neymar, Rafael e Muricy Ramalho, demitido, o time da Vila Belmiro conseguiu se reerguer e agora é o melhor paulista no torneio. Com 32 pontos, ocupa o sétimo lugar, à frente de Corinthians (11º), Portuguesa (14º), São Paulo (15º) e Ponte Preta (19º).

    "Quando o Neymar saiu, a gente conversou: 'perdemos um guerreiro, mas temos de segurar isso no peito'. Aos poucos, estamos procurando um estilo de jogo, mas a equipe, a cada dia, mostra que está conseguindo superar a saída dele", avalia Cícero.

    Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
    Cícero durante treino do Santos no CT Rei Pelé
    Cícero durante treino do Santos no CT Rei Pelé

    Segunda melhor defesa da competição, ao lado do Grêmio, o Santos, que em caso de vitória ficará a quatro pontos do G4, enfrenta esta noite o pior ataque do Nacional -os pernambucanos marcaram somente dez gols em 22 rodadas. Apesar do cenário favorável, Cícero adota um discurso cauteloso em relação à vaga na Libertadores.

    "Sabemos que não estamos longe [do G4], mas prefiro ir no passo a passo.
    Ninguém falava muito do Santos. Hoje, já dizem que estamos vindo pelas beiradas. Esse campeonato está cheio de oscilação. Uma vitória já faz uma diferença muito grande."

    Para o duelo na Vila Belmiro, o técnico Claudinei Oliveira também poderá contar com o retorno do volante Alison, suspenso ante o Criciúma. Em contrapartida, perdeu Thiago Ribeiro e Arouca, pelo terceiro cartão amarelo.

    Em seu primeiro desafio no comando do Náutico, lanterna do Brasileiro e há treze rodadas sem vencer, Marcelo Martelotte não terá à disposição Jean Rolt, Ricardo Berna, lesionados, e Bruno Collaço, suspenso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024