• Esporte

    Tuesday, 14-May-2024 06:50:12 -03

    Gilberto marca 2, e Portuguesa vence o Santos no Canindé

    MARINA GALEANO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    06/10/2013 20h32

    A Portuguesa atrapalhou os planos do Santos de se aproximar do G-4 neste domingo, ao vencer a equipe alvinegra por 3 a 0, no Canindé, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    Ainda tentando se afastar da área de risco da tabela, os donos da casa chegaram aos 34 pontos e subiram para a décima posição. Estacionados nos 36 pontos, os santistas caíram para o oitavo lugar.

    Mais organizada e compacta desde o primeiro tempo, a Lusa abriu o placar já aos 15 min, depois que Luis Ricardo fez fila na defesa santista e concluiu no canto esquerdo de Vladimir.

    Os outros dois tentos foram marcados pelo artilheiro Gilberto, na etapa final. O atacante contou com a trapalhada de Cicinho e Vladimir --substituto de Aranha, suspenso-- para balançar a rede aos 14 min. Os dois companheiros se trombaram e deixaram Gilberto livre na área --aí foi só tocar diante do gol vazio.

    Seis minutos mais tarde, Vladimir saiu atrasado do gol, fez falta em Gilberto, e o árbitro marcou pênalti. O atacante cobrou com categoria e definiu o placar no Canindé.

    O Santos, que havia vencido com sobras o São Paulo por 3 a 0 na última rodada, volta a campo pelo Brasileiro na próxima quarta-feira, às 19h30, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

    No mesmo horário, mas na quinta-feira, a Portuguesa, reabilitada da goleada por 4 a 0 para o Cruzeiro, enfrenta o Goiás dentro de casa.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    O JOGO

    Mais organizada e compacta, a Portuguesa esteve melhor em campo durante os 90 minutos, tanto no setor ofensivo quanto no defensivo.

    A pressão dos donos da casa surtiu efeito aos 15 min, quando Luis Ricardo fez fila na zaga santista e concluiu de pé esquerdo, no canto. Vladimir chegou a tocar na bola, mas não impediu o gol da Lusa: 1 a 0.

    Sem criatividade, o Santos custou a chegar à meta adversária. A melhor chance aconteceu somente aos 37 min, depois que Cícero cabeceou uma bola levantada por Leandrinho e tirou tinta da trave.

    Aos 43, Willian José arrematou de longe, Lauro deu o rebote, e Leandrinho empurrou a sobra para dentro. O árbitro invalidou o lance, pois o bandeira já assinalava posição irregular do jogador.

    Após o intervalo, o Santos até esboçou uma reação, mas durou pouco. Aos 3 min, Willian José recebeu passe de Thiago Ribeiro, girou bonito e bateu firme. Seguro, Lauro fez a defesa.

    Com mais posse de bola, a Lusa voltou a balançar as redes aos 14 min. Bruno Henrique lançou Gilberto, Cicinho e Vladimir se atrapalharam, e o camisa 9 ficou sozinho para empurrar para fundo do gol e aumentar o placar.

    A resposta santista veio com um chute de Thiago Ribeiro, na trave.

    Aos 21 min, porém, Vladimir saiu atrasado do gol e derrubou Gilberto na área, pênalti. O próprio atacante partiu para a cobrança e definiu o placar no Canindé.

    Sob os gritos de olé da torcida, a Lusa pressionou até o apito final e conseguiu se reabilitar da derrota para o Cruzeiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024