• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 20:08:18 -03

    Disputado por 5 países, jovem astro quer jogar por Kosovo

    RAFAEL REIS
    DE SÃO PAULO

    09/10/2013 03h52

    Se quisesse, o mais novo garoto de ouro do futebol inglês poderia enfrentar a Croácia na sexta-feira, na partida que pode selar a classificação da Bélgica para a Copa-2014.

    Mas Adnan Januzaj, 18, acredita que ainda seja cedo para escolher uma seleção.

    Afinal, são cinco países em disputa pelo futebol do meia-atacante do Manchester United: Bélgica, Albânia, Sérvia, Turquia e Inglaterra.

    E o jogador, autor dos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Sunderland, no sábado, em sua estreia como titular de um time adulto, gostaria de atuar por uma sexta seleção: Kosovo, que não é reconhecida pela Fifa e, por isso, só pode disputar amistosos.

    Januzaj nasceu em Bruxelas, na Bélgica, mas é filho de pais de origem albanesa que fugiram de Kosovo durante os conflitos com a Iugoslávia, durante a década de 1990.

    Ele também pode defender a Sérvia porque o futebol do território é administrado pela velha inimiga de guerra. A Turquia também é opção devido a outra parte da família.

    A miscelânea de possibilidades fez Januzaj recusar todas as convocações que recebeu nas categorias de base. E declinar o convite do técnico Marc Wilmots para se juntar à seleção belga adulta.

    Bastaram cinco jogos como profissional no Manchester para a Inglaterra manifestar a vontade de naturalizá-lo, aumentando o leque de opções.

    Independente do país que escolher agora, Januzaj poderá futuramente defender Kosovo caso ela seja reconhecida como seleção.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024