• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 02:14:42 -03

    Varejão espera afastar o fantasma das lesões para voltar aos playoffs da NBA

    ÉDER FANTONI
    DE SÃO PAULO

    29/10/2013 12h20

    A passagem do pivô brasileiro Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, pela NBA, tem sido conturbada nos últimos anos. Não por causa do empurra-empurra no garrafão ou dos adversários truculentos do basquete americano, mas sim por conta das lesões.

    No fim de 2012, por exemplo, o jogador se machucou quando estava justamente em seu melhor momento na liga em nove anos. Era o líder em rebotes (14,4 por jogo) e mantinha a média de 14,1 pontos por jogo.

    Ele teve uma ruptura no músculo quadríceps da perna direita. Após exames, também foi constatada a existência de um coágulo de sangue na parte inferior do pulmão direito que configurou um quadro de embolia pulmonar.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Clique para ver os dados dos 30 times que vão disputar o título do basquete americano
    Clique para ver os dados dos 30 times que vão disputar o título do basquete americano

    Recuperado, Varejão, que também perdeu jogos por causa de lesões em 2010/11 e 2011/12, espera agora espantar de vez esse fantasma para colocar o Cleveland Cavaliers novamente nos playoffs.

    "É a meta. Sabemos o quanto equilibrado será o campeonato desse ano, mas, se conseguirmos ter uma temporada livre de lesões, dos desfalques que tanto nos atrapalharam nos últimos anos, isso é possível", afirmou Varejão em entrevista para a Folha.

    "Seria um passo importante para a franquia e também para esse grupo de jogadores, que é formado em sua maioria por atletas novos, mas de muito talento", disse o atleta mais velho do atual elenco da franquia.

    Os Cavaliers não conseguiram classificação para os playoffs nas últimas três temporadas. Isto é, desde quando o ala LeBron James decidiu rumar para o Miami Heat, onde já acumula um vice e dois títulos.

    A saída de LeBron foi como um furacão que devastou a cidade. Deixou sequelas e uma maré de azar. Além de Varejão, a principal aposta do time, o armador Kyrie Irving, também tem sofrido com lesões. Em 2012/13, chegou a perder 23 partidas.

    Para este novo campeonato, a diretoria trouxe o pivô Andrew Bynum, que perdeu toda a última temporada por causa de lesão nos dois joelhos.

    Apesar da contratação do pivô, que já foi uma peça importante no Los Angeles Lakers, Varejão não o vê como uma ameaça para o seu posto de titular no time.

    "Bynum é um jogador de muito recurso, um pivô que vai ser muito importante para o Cleveland. Ele dá mais peso ao nosso time. Tem tudo para se firmar e jogar o seu melhor aqui", afirmou.

    Os Cavaliers estreiam na temporada na quarta-feira, às 21h, contra o Brooklyn Nets, em casa. O jogo vai marcar a reestreia oficial do técnico Mike Brown no comando da equipe. Ele dirigiu o time de Cleveland de 2005 a 2010.

    "Brown pega um grupo diferente, mas já está dando a cara dele ao time. Ele gosta de trabalhar com jovens, fez um excelente trabalho com os Cavs na sua primeira passagem. Todos sabem do seu potencial e estamos muito motivados, confiante num bom ano", disse Varejão.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024