• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 13:32:37 -03

    Prefeito diz que terreno do CT do São Paulo será devolvido à prefeitura em 2022

    GUILHERME BALZA
    DO UOL

    06/11/2013 15h07 - Atualizado às 17h28

    O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, durante evento público em São Paulo, que os centros de treinamento (CT) do São Paulo e do Palmeiras, localizados na avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda (zona oeste), serão transformados em parques públicos assim que terminar o prazo de concessão das duas áreas.

    O CT tricolor tem concessão até 2022. Já o Palmeiras tem permissão da Prefeitura para utilizar o local de 50 mil metros quadrados até 2078.

    A declaração foi dada durante visita de Haddad a uma comunidade da região da Água Branca.

    Os CTs dos dois clubes estão dentro do perímetro da operação e irão se transformar em parques assim que terminar a concessão, segundo o prefeito.

    "A concessão não vai ser renovada, vai ser respeitada, mas não vai ser renovada porque aí a cidade se apropria da área pública como espaço público. Tanto aquele enorme terreno da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), quanto os dois centros de treinamento, no futuro passam a integrar os equipamentos públicos da Água Branca", disse o prefeito.

    A lei que regulamentou a Operação Urbana Água Branca e que previa a devolução dos CTs foi aprovada pela Câmara Municipal em 8 de outubro.

    A intenção da prefeitura é valorizar a região e atrair moradores.

    "As margens do Tietê têm muito pouco morador, mas é um espaço nobre da cidade. Estamos falando de uma região que tem o tamanho da ilha de Manhattan [em Nova York] e praticamente não se tem moradores aqui. Espero que as margens do Tietê sejam a nova centralidade da cidade de São Paulo, a exemplo do que aconteceu com o rio Pinheiros."

    "Isso é falácia. Como pode um prefeito que é são-paulino e que não estará na prefeitura em 2022 fazer isso? É inoportuno.", afirmou Marco Aurélio Cunha (PSD), vereador e conselheiro do São Paulo.

    OS CTS

    São Paulo

    Após a concessão em 1982, a inauguração parcial do CT aconteceu em 1985 para depois, em 1988, ser plenamente aberto. O centro tem três campos oficiais, alojamento para jogadores e comissão técnica se concentrarem. O CT também abriga o Reffis (centro de recuperação dos atletas), com estrutura de preparação.

    Palmeiras

    O terreno foi concedido ao Palmeiras em 1988, e o centro de treinamento foi inaugurado oficialmente em 1991. Atualmente, a Academia de Futebol abriga três campos oficiais, um ginásio com duas quadras, além de toda a estrutura para preparação física e exames médicos. No local também há um prédio administrativo.

    Silvio Ferreira - 14.set.88/Folhapress
    Alojamentos do centro de treinamento do São Paulo em foto de 1988
    Alojamentos do centro de treinamento do São Paulo em foto de 1988

    Com Lancepress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024