• Esporte

    Thursday, 16-May-2024 10:35:14 -03

    Santos freia ascensão do Flu e vence na primeira despedida de técnico

    DE SÃO PAULO

    24/11/2013 18h58

    No primeiro jogo após o anúncio da saída do técnico Claudinei Oliveira, o Santos freou a reação do Fluminense na tabela e venceu o jogo por 1 a 0, neste domingo, em Presidente Prudente, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    O gol isolado do atacante Thiago Ribeiro, aos 19 minutos do segundo tempo, levou a equipe santista, já sem ambições na competição, aos 51 pontos, na oitava colocação

    Veja vídeo

    A vitória dos paulistas, que foram os mandantes no duelo, ainda interrompeu a série de duas vitórias do time do Rio de Janeiro, que voltou a ficar ameaçado pela zona do rebaixamento, com 42 pontos, na 15ª colocação.

    Foi a primeira derrota do técnico Dorival Júnior no comando dos cariocas, que ficaram somente a um ponto de distância do grupo da degola e ainda podem encerrar a rodada entre os piores, caso o Coritiba vença o Internacional.

    Aproveitando a fragilidade do adversário, o Santos dominou o primeiro tempo e só não foi para o intervalo com a vantagem no marcador porque ora pecou nas finalizações ora viu o goleiro Diego Cavalieri fazer importantes defesas.

    Com o seu tradicional 4-4-2, com o meio de campo atuando na forma de um losango (Alison à frente dos zagueiros, Arouca pela esquerda, Cícero pela direita e Montillo no outro extremo), os santistas conseguiram crias as melhores jogadas de ataque pelas laterais do campo.

    Com boa mobilidade e presença na grande área carioca, o meia argentino participou das principais chances da equipe paulista da partida. Em uma dessas boas descidas, o camisa 10 santista quase abriu o placar quando chutou forte e exigiu boa defesa do goleiro do Fluminense aos sete minutos.

    Já o time carioca veio com o zagueiro Digão improvisado na lateral esquerda para marcar as descidas do lateral Cicinho, um dos destaques do Santos no campeonato. No entanto, a estratégia não surtiu muito efeito, pois Thiago Ribeiro também caía por aquele setor e dificultava bastante a marcação carioca.

    Armado no 4-3-3, os visitantes não deram um chute sequer contra a meta rival e apenas se limitaram a marcar atrás da linha do meio de campo. Rafael Sóbis, escalado como meia de ligação, foi muito marcado e não conseguiu fazer a bola chegar aos atacantes.

    Apesar do domínio, o Santos perdeu o volante Alison, que saiu de campo machucado, e ainda viu o técnico Claudinei Oliveira ser expulso pelo árbitro após reclamar de um suposto pênalti do zagueiro Anderson no lateral Cicinho.

    O Fluminense voltou dos vestiários com o volante Valência no lugar do atacante Samuel. Com a substituição, o técnico Dorival Jr. quis melhorar a marcação no setor do meio de campo e, assim, liberar mais Rafael Sóbis para fazer a função de atacante.

    A mudança não surtiu o efeito esperado pelos cariocas e, mesmo com o jogo mais fraco tecnicamente na etapa final, o Santos chegou ao gol da vitória aos 19 minutos.

    Após boa troca de passes com Geuvânio, o volante Arouca invadiu a grande área adversária e cruzou rasteiro para Thiago Ribeiro, na pequena área, apenas escorar para o gol vazio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024