• Esporte

    Friday, 17-May-2024 05:23:15 -03

    Cinco clubes cumpriram pena de mando de campo no Brasileiro-2013; veja outros fatos

    DE SÃO PAULO

    09/12/2013 13h39

    A cena de vandalismo entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, realizado no último domingo, em Joinville, marcou o encerramento do Campeonato Brasileiro-2013.

    Brigas entre torcedores, porém, ocorreram em vários jogos da competição. Em agosto, as organizadas de São Paulo e Flamengo entraram em conflito antes da partida entre os clubes no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em 18 de agosto.

    Uma semana depois, as torcidas de Vasco e Corinthians também brigaram, desta vez, dentro do estádio da capital federal.

    No total, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu cinco clubes com perda de mando de campo por confusões de suas torcidas: Corinthians, Vasco, São Paulo, Cruzeiro e Atlético-PR.

    O Goiás também foi punido pelo STJD com a perda de mando de campo, mas recorreu da punição e não precisou cumprir a pena.

    O Brasileiro-2013 teve outros fatos marcantes. Logo na primeira rodada, o atacante Neymar se despediu do Santos em um jogo contra o Flamengo. Ele havia anunciado a sua saída para o Barcelona na véspera da partida.

    CONFIRA FATOS QUE MARCARAM O CAMPEONATO BRASILEIRO

    Editoria de arte/Folhapress

    BRIGAS - Cinco times foram punidos com a perda de mando de campo pelo STJD: Corinthians, Vasco, São Paulo, Cruzeiro e Atlético-PR. O Corinthians perdeu quatro partidas. Vasco e São Paulo foram punidos com dois jogos, enquanto Cruzeiro e Atlético-PR cumpriram uma punição.

    DESPEDIDA 1 - Neymar se despediu do Santos no empate sem gols com o Flamengo, dia 26 de maio, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mané Garrincha, em Brasília. No dia anterior, o jogador anunciou sua transferência para o Barcelona.

    DESPEDIDA 2 - O meia português Deco surpreendeu e em agosto anunciou sua aposentadoria dos gramados. O jogador alegou que decidiu pendurar as chuteiras em virtude das seguidas lesões e quase sempre frustradas tentativas de voltar a jogar.

    MENOR NÚMERO DE GOLS FEITOS - Desde 2006, quando o Brasileiro passou a ser disputada por 20 clubes e no formato pontos corridos, a competição deste ano teve o menor número de gols --936. A segunda pior marca foi no ano passado, quando a rede balançou 940 vezes.

    OITO GOLS EM TRÊS JOGOS - Foi o maior número de gols em uma única partida desta edição do Brasileiro. Na 17ª rodada, o Cruzeiro venceu o Vasco por 5 a 3. O time mineiro repetiu o placar contra o Criciúma na 31ª rodada. Na 24ª, o Vitória venceu o Atlético-PR pelo mesmo placar.

    GOLS - Dos 936 gols marcados, 223 foram feitos na pequena área. Outros 495 foram feitos na grande área e 145 foram marcados de fora da área. O restante --63--foram de pênalti (veja mais na arte abaixo).

    MAIOR GOLEADA - A maior goleada da competição foi a vitória do Atlético-PR sobre o Náutico por 6 a 1. O clube pernambucano ainda levou outras duas goleadas: perdeu para o Atlético-MG por 5 a 0 e do Santos por 5 a 1. 5 a 1 também foi o placar que o Vasco perdeu na última rodada para o Atlético-PR.

    Guilherme Pupo/Folhapress
    O atacante Ederson, do Atlético-PR
    O atacante Ederson, do Atlético-PR

    ARTILHEIRO - Desconhecido de grande parte dos torcedores, o atacante Ederson ganhou uma oportunidade do Atlético-PR nesta temporada e se tornou o artilheiro da competição --marcou 21 gols. Apesar de goleador, o jogador foi apenas o décimo que mais finalizou no torneio --média de 2,7.

    GORDINHO ARTILHEIRO - Além de apresentar uma barriga saliente, Walter, do Goiás, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro. Ele marcou 13 gols e foi o finalizador da competição com média de 3,7 chutes por jogo.

    PELO ALTO - Apesar da campanha apenas regular do Santos, Cícero foi um dos destaques da equipe. No Brasileiro, ele foi o jogador que mais marcou de cabeça --cinco.

    RECORDES - Campeão do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro quebrou alguns recordes durante a competição. Foi o primeiro campeão a vencer todos os adversários e conquistou o título com quatro rodadas de antecedência --igualou o São Paulo em 2007. O Cruzeiro de 2013 ainda conquistou oito vitórias consecutivas e igualou a marca do próprio clube em 2003.

    DESPERDIÇOU - Com apenas dois pontos somados nos últimos quatro jogos, o Cruzeiro perdeu a chance de obter a melhor campanha dos pontos corridos desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 times. O time terminou a competição com 76 pontos --dois a menos do que o São Paulo.

    FINALIZAÇÕES - Dono do melhor ataque da competição com 77 gols, o Cruzeiro foi o time que mais finalizou no torneio --média de 15,4.

    27 RODADAS NA PONTA - Das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro liderou 27. Em outras oito, o time mineiro esteve no G4. Apenas na 3º, 5º e 6º rodadas não esteve entre os quatro primeiros. No total, a equipe de Marcelo Oliveira obteve 23 vitórias, sete empates e oito derrotas.

    Nelson Perez-3.nov.2013/Divulgação/Fluminense F.C.
    O técnico Vanderlei Luxemburgo
    O técnico Vanderlei Luxemburgo

    FRACASSO - Com passagens pela seleção brasileira, os treinadores Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes e Dunga foram demitidos durante a competição. Luxemburgo foi demitido de Grêmio e Fluminense. Já Dunga caiu no Inter e Mano Menezes deixou o Flamengo.

    FRACASSO CARIOCA - Das quatro equipes do estado na Série A do Brasileiro, Fluminense e Vasco foram rebaixados para a segunda divisão. É a primeira vez que os dois clubes cariocas caem para a Série B. O Fluminense foi rebaixado um ano após conquistar o título nacional.

    FRACASSO PAULISTA Além dos cariocas, o futebol paulista também fracassou neste ano no Brasileiro. O melhor time do estado foi o Santos, que ficou na sétima colocação. O São Paulo foi o nono, seguido pelo Corinthians. Já a Portuguesa foi a 12ª colocada. O pior paulista foi a Ponte Preta, que terminou na penúltima posição e foi rebaixada.

    NÁUTICO - Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico permaneceu as 38 rodadas na zona de descenso. Já a Ponte Preta ficou 30 rodadas na zona de queda.

    RONALDINHO - Apesar do tempo que ficou longe dos gramados em virtude da contusão muscular, o meia-atacante Ronaldinho liderou alguns quesitos do Campeonato Brasileiro de acordo com o Datafolha. Ele teve a maior média de cruzamentos por jogo (10,4) e de lançamentos (1,8). O jogador ainda marcou três gols -mesmo número de Alex, do Coritiba.

    ASSISTÊNCIAS - Mesmo com o Fluminense rebaixado, Rafael Sóbis foi o jogador que mais deu assistências na competição. Ele deu dez assistências em 36 jogos.

    DE PÊNALTI - D'Alessandro, do Inter-RS, Gilberto, da Portuguesa, e Wellington Paulista, foram os jogadores que mais fizeram gols de pênalti na competição. Cada um marcou quatro.

    Julia Chequer-19.mar.2013/Folhapress
    O volante Denilson, do São Paulo
    O volante Denilson, do São Paulo

    INDISCIPLINADOS - Hugo, do Goiás, João Victor, do Criciúma, e Denílson, do São Paulo, são os três jogadores que mais receberam cartão vermelho no Campeonato Brasileiro. Cada um recebeu três. Victor Ramos, do Vitória, e Rogério, da Portuguesa, receberam 14 cartões amarelos.

    FALTOSOS - O Criciúma, time de João Victor, foi a equipe que teve o maior número de faltas cometidas por jogo --20,4. Com 14,8, o Flamengo teve a menor média.

    BANHEIRA - O Santos foi a equipe que teve mais jogadores impedidos por partida. De acordo com o Datafolha, a média do clube foi de 2,6 impedimentos. Logo atrás veio o São Paulo com 2,5. No ranking individual, o santista Thiago Ribeiro teve média de 1,0. Luis Fabiano foi o segundo com 0,9.

    LADRÃO E DISTRAÍDO - O zagueiro Manoel, do Atlético-PR, foi o jogador que teve a maior média de desarmes da partida --20,3. Por outro lado, o clube teve o atleta que mais perdeu bola: o atacante Marcelo, com média de 7,6.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024