• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 10:13:11 -03

    Massa faz nesta quinta-feira sua estreia na Williams

    DE SÃO PAULO

    30/01/2014 02h00

    Depois de oito temporadas como titular da Ferrari, Felipe Massa, 32, faz hoje em Jerez de la Frontera sua estreia na Williams, a mais "brasileira" das equipes da F-1.

    Nenhum outro time viu tantos brasileiros representarem suas cores em corridas como a equipe inglesa. Massa será o sexto piloto do país a correr na Williams.

    Apesar de ter tido vários representantes, apenas um teve sucesso na escuderia de Frank Williams: Nelson Piquet.

    Foi na Williams que o piloto conquistou seu terceiro título mundial, em 1987. Em duas temporadas como piloto do time, Piquet fez 31 corridas, venceu sete GPs, fez seis pole positions e foi ao pódio em 21 ocasiões.

    Já Ayrton Senna não teve a mesma sorte. Após conquistar seus três Mundiais na McLaren, ele se transferiu para a Williams em 1993.

    Mas morreu em sua terceira corrida pelo time durante o GP de San Marino. Senna, porém, largou na pole nas três provas –não completou nenhuma.

    Outro brasileiro que teve passagem rápida pela Williams foi Antonio Pizzonia, que participou de nove corridas entre 2004 e 2005.

    Um sexto lugar no grid e quatro sétimas colocações foram o máximo que ele conquistou.

    Depois de Piquet, o brasileiro que mais corridas fez pela escuderia inglesa foi Rubens Barrichello. Ele disputou 38 GPs entre as temporadas de 2010 e 2011.

    Mas a passagem de Barrichello não foi das melhores. Ele não foi ao pódio nenhuma vez. Sua melhor posição de chegada foi uma quarta colocação no GP da Europa, em 2010.

    No grid, Barrichello também não conseguiu brilhar. Largou em sexto em duas ocasiões. E foi no time que fez sua melancólica aposentadoria da F-1, no GP Brasil de 2011.

    O último brasileiro a correr pela Williams foi Bruno Senna, que disputou a temporada de 2012 pela equipe.

    Bruno também teve passagem apagada pelo time. Foram 20 GPs e um sexto lugar como a melhor posição de chegada. Em classificações, o máximo que o piloto conseguiu foi a nona colocação.

    Massa, que jamais correu por uma equipe que não tivesse motores Ferrari, terá seu primeiro contato com um propulsor da Mercedes hoje. Ele treina até amanhã, último dia da primeira de três sessões de testes da F-1 antes da abertura do Mundial, em 16 de março, na Austrália.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024